Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 16.09.2014 16.09.2014

Miley Cyrus muito além do twerk

Por Vinícius Costa
Quem olha hoje para Miley Cyrus dificilmente vai conseguir se lembrar de como sua carreira começou: no canal Disney Channel, com a série Hannah Montanna. A única característica que ficou foi o cabelo loiro, porque de resto…
A atitude inocente foi sendo deixada de lado aos poucos, e hoje Miley é quase uma sex symbol, que abusa do twerk em cima do palco e adora polemizar em suas apresentações. Ano passado lançou Bangerz, álbum aclamado pela crítica e pelos fãs. Trazendo uma mistura de estilos à já conhecida ‘pop music’, as faixas do CD sempre figuram no topo das paradas e seus clipes batem recordes de visualizações.
Agora, o Brasil recebe nos próximos dias a Bangerz Tour. As apresentações acontecem nos dias 26 (São Paulo) e 28 (Rio de Janeiro) de setembro. A cantora também ia se apresentar em Brasília, no dia 24, mas o show foi cancelado por motivos de logística no transporte e montagem do palco.
Se lá fora (nos EUA e Europa) a turnê fez sucesso pela criatividade e pelo cenário inusitado, aqui vai ser diferente. Acontece que os shows da América do Sul não contam com a produção completa, o que causou revolta e tristeza entre os fãs, que mal podiam esperar para ver Miley entrando no palco através de um escorregador gigante no formato de uma língua e objetos cênicos como um cachorro inflável, um hot dog e uma cama (tudo em tamanho gigante). Mas se por um lado os fãs não vão poder ver o espetáculo “completo” (a setlist e animação de Miley continuam as mesmas), por outro vai ser possível deixar de lado toda a polêmica e irreverência da cantora para prestar atenção no seu verdadeiro talento: o musical.
Infelizmente, os shows de Miley no país não vão contar com a produção completa
INFLUÊNCIAS MUSICAIS
Miley Cyrus cresceu no mundo musical: seu pai Billy Ray Cyrus foi um famoso cantor country americano dos anos 90. Ele começou sua carreira cantando música gospel, mas logo depois investiu no country e, com o lançamento do seu 1º álbum em 92, Some Gave All, atingiu o topo das paradas com o hit “Achy Breaky Heart” – que foi inclusive regravado pela dupla Chitãozinho e Xororó.
Billy Ray sempre esteve ao lado de Miley enquanto sua carreira evoluía. Agora, a menina cresceu e trilha seu próprio caminho, mas sem se esquecer de suas raízes. Muitas de suas canções possuem claras referências ao estilo country – “4×4”, por exemplo –, sem falar no seu talento para composições. Ela está envolvida em grande parte da produção dos seus hits.
O trunfo de Bangerz é trazer uma mistura de estilos muito bem arquitetada: Miley trouxe nomes do pop como Britney Spears e will.i.am, o produtor Mike Will Made It e artistas de peso do rap e do hip hop (Pharrel Williams, Ludacris, Big Sean).
A voz da cantora também não tem como ser ignorada. Miley dispensa o playback em suas apresentações e flerta ora com o grave, ora com o agudo em suas músicas. “Wrecking Ball”, por exemplo, traz uma variação de entonação difícil de ser copiada.
COVERS
O show de Miley possui um ato denominado “Accoustic”, no qual faz uso apenas de sua voz e de um violão para cantar “Rooting For My Baby”, do seu álbum. Mas ela não para por aí. A cada apresentação, o público é agraciado com alguns covers de bandas como Beatles, Arctic Monkeys, Coldplay, Led Zeppelin, Outkast, Bob Dylan e até Lana Del Rey.
Isso mostra que ela adora sair da sua “zona de conforto” e explorar variados gêneros musicais. E isso inclui suas parcerias. A cantora Lilly Allen foi a responsável pelo show de abertura da turnê nos EUA; Madonna cantou uma versão de “Don’t Tell Me” mixada com “We Can’t Stop” no especial acústico MTV da Miley (há rumores de que as duas gravaram uma música juntas para o próximo álbum da rainha do pop); além disso, ela está trabalhando junto com o The Flaming Lips num tributo aos Beatles. A banda já chegou a se apresentar com Miley em alguns de seus shows e durante o Billboard Music Awards deste ano.
Miley Cyrus mostra que, além de saber muito bem como causar polêmica, sabe aproveitar tudo o que o mundo da música tem a lhe oferecer e não tem medo de arriscar. Com sua potente voz, atitude ousada e ótimos covers, a cantora está mais do que pronta para levar os fãs brasileiros à loucura.
Miley junto com Madonna (que participou do seu show acústico para o canal MTV) e ao lado do vocalista do The Flaming Lips durante apresentação no Billboard Music Awards
Bangerz Tour – São Paulo
Quando: sexta feira, 26 de setembro de 2014
Onde: Arena Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana
Ingressos: Tickets For Fun
Bangerz Tour – Rio de Janeiro
Quando: domingo, 28 de setembro de 2014
Onde: Praça da Apoteose – Passarela do Samba Prof. Darcy Ribeiro, Sambódromo
Ingressos: Tickets For Fun
Recomendamos para você