Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 15.08.2010 15.08.2010

MENINO MALUQUINHO

O escritor e cartunista Ziraldo,lotou de adolescentes o Salão de Ideias da 21ª Bienal Internacional do Livro deSão Paulo, neste domingo, 15 de agosto. Convidado da mesa ‘Pequenos Leitores,Grande Literatura’, o autor do MeninoMaluquinho retomou a polêmica sobre a sua ausência na Flipinha 2010, daFesta Literária Internacional de Paraty (Flip).

“”Chega para a J.K. Rowling ea chame para a Flipinha para ver se ela vem. Não faço letrinhas, façoliteratura! Não gosto de diminutivos”, criticou, referindo-se à famosa autorados livros de Harry Potter.

Com relação ao Menino Maluquinho, Ziraldo afirmou quenão vai envelhecer seu personagem, como aconteceu com a Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, que ganhou uma versão jovem.“Mauricio de Sousa é movido pelo marketing e eu sou movido pelos leitores.Tenho muita inveja do Mauricio, ele tá rico!”, disse, levando a plateia àsgargalhadas, e completou:

“Envelhecer o Menino Maluquinho?Não! Imagina o Monteiro Lobato envelhecendo os personagens dele? Emília seriauma velha chata…O Menino Maluquinho é uma viagem sobre a condição de sermenino”, afirmou o criador do clássico personagem literatura infantil.

Ziraldo também falou sobre aeducação das crianças, afirmando que  ospais “não podem levar a criança para o computador antes dela segurar um livro”.E ainda fez algumas confissões, entre elas, suas fantasias com alinda fada do desenho Peter Pan:

“”Quando criança eu tinhasonhos eróticos com a fada Sininho. O sonho da minha vida era comer a Sininho””,brincou.

> Assista à entrevista exclusiva de Ziraldo ao SaraivaConteúdo



> Assista à entrevista exclusiva de Mauricio de Sousa ao SaraivaConteúdo

Recomendamos para você