Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 10.08.2011 10.08.2011

Memórias em DVDs

Por Andréia Martins
 
Em alguns casos, nada melhor do que homenagear os pais no lugar que eles mais gostavam de estar: o palco. Foi o que fizeram os irmãos Nana, Dori e Danilo Caymmi, filhos de Dorival Caymmi (1914-2008), no disco Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos, lançado no aniversário de 90 anos do pai, em 2004.
 
Ao longo de suas carreiras, o trio também fez diversos shows especiais tendo como tema a obra do pai, e cada um já regravou várias faixas de Caymmi, cada um com suas particularidades.
 
Max de Castro e Wilson Simoninha, filhos de Wilson Simonal, também homenagearam o pai com uma festa e muitos convidados no CD e DVD “Baile do Simonal”, lançado em 2008. A dupla contou que o mais difícil foi escolher quais artistas convidar. Participaram Caetano Veloso, Exaltasamba, Lulu Santos, entre outros.
 
Concebido e produzido pelos irmãos, o repertório do show é composto por sucessos gravados por Simonal nos anos 60, começo dos 70, como Mustang Cor de Sangue, Terezinha, Sá Marina, País Tropical, Nem Vem Que Não Tem, Mamãe Passou Açúcar Em Mim, Zazueira, entre outras.
 
 
 
 
 
Max de Castro ainda criança com o pai Wilson Simonal
 
 
 
 
 
Playlist Dia dos Pais
 
O Almanaque relembra algumas músicas feitas de pai para filho e de filhos para pais. Confira:
 
To the Sea, Jack Johnson: nome de música e do último disco do cantor, lançado este ano, essa canção tem uma “referência muito pessoal”, segundo o próprio Johnson. Quando pequeno, seu pai costumava levá-lo sempre ao mar e, coincidentemente, ele veio a falecer na época em que o cantor escreveu a letra.
 
Sometimes You Can’t Make it On Your Own, U2: A música foi inicialmente intitulada de “Tough”, e fala sobre o relacionamento de Bono com o pai, Bob Hewson, que morreu de câncer em 2001. Ganhou os Grammys de melhor performance de rock por um duo ou grupo e canção do ano em 2005. Está no disco How to Dismantle an Atomic Bomb.
 
Canção Para Você Viver Mais, Pato Fu: a música é de autoria do guitarrista John Ulhoa, e foi feita pela ocasião da morte do pai de Fernanda Takai. A música está no disco Televisão de Cachorro, lançado em 1998.
 
Pai, Fábio Júnior: O cantor lançou a música em 1979, quando fazia uma série na TV Globo. Até hoje é uma de suas músicas mais famosas.
 
Father and Son, Cat Stevens: Composta em 1970 para o álbum Tea for the Tillerman, fala sobre a dificuldade de um pai em aceitar as decisões do filho.
 
A Father’s Way, Seal: A música faz parte de um filme que também aborda o tema da paternidade, “Em Busca da Felicidade”, com Will Smith.
 
When I’m 64, Beatles: Composta por Paul McCartney e John Lennon, inspirada no pai de Paul, que tinha 64 anos na época, a música foi lançada em 1967, no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

A Boy Named Sue, Johnny Cash: Escrita por Shel Silverstein e gravada por Cash, a música narra os conflitos de um filho que busca se vingar do pai por tê-lo batizado com um nome de mulher.

 
My Father’s Eyes e Tears in Heaven, Eric Clapton: O cantor e guitarrista perdeu o pai que nunca conheceu em 1985 e, em 1991, perdeu o filho Conor, de forma trágica. As músicas são sobre tais acontecimentos, respectivamente. Na primeira música, Clapton faz uma observação comovente ao concluir que conheceu seu pai através dos olhos de seu filho.
 
 
 
 
 
Recomendamos para você