Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 13.05.2014 13.05.2014

Marvel vs. DC – Quais os personagens mais marcantes dos games?

Por Guilherme Machado
A disputa entre Marvel e DC começou há décadas e continua sendo assunto entre os amantes de quadrinhos e filmes até hoje. Porém essa rixa entre Marvelistas e DCistas, como foram apelidados, para descobrir quem tem o melhor herói ou qual é o vilão mais imponente não se limita apenas a esses dois campos, e também avança para os games.
Para resolver essa briga é preciso voltar lá no começo da história dos vídeo games, mais precisamente no vovô Atari, palco dos primeiros jogos dessas franquias. Com isso preparamos uma retrospectiva para descobrir como foram as participações dos personagens ao longo dos anos desde então.
MARVEL COMICS

– HOMEM-ARANHA
Em 1982, a Marvel entrava pela primeira vez na área dos games com o título Spider-Man para o Atari 2600. O objetivo do jogo era escalar prédios usando as teias para desarmar as bombas armadas pelo Duende Verde.
O Homem-Aranha teve seus altos e baixos nos vídeo games, mas com certeza protagonizou ótimos jogos como o clássico Spider-Man: The Video Game para os arcades, Spider-man: Web of Shadows e Ultimate Spider-man.
Em 2014, Peter Parker entrará para a nova geração dos consoles com The Amazing Spider-Man 2. O game será lançado no dia 16 de maio para todas as plataformas, incluindo PS4 e Xbox One.
O game Spider-Man para Atari 2600
– TRILOGIA QUESTPROBE
Questprobe foi uma trilogia que marcou a estreia de mais alguns personagens. O primeiro era protagonizado pelo Hulk, o segundo pelo Homem-Aranha e o terceiro pelo Quarteto Fantástico (Tocha-Humana e O Coisa).
Além do Questprobe, o incrível Hulk ganhou outros seis jogos, incluindo o aclamado The Incredible Hulk: Ultimate Destruction, que recebeu notas altíssimas na época, entrando para a lista dos melhores do PS2 e Xbox.
O Quarteto Fantástico também foi protagonista de outros títulos ao longo dos anos, sendo Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer o último deles em 2007. Baseado no filme de mesmo nome, o game foi um dos primeiros lançados para o Playstation 3.
Questprobe foi uma trilogia que marcou a estreia de mais alguns personagens
– CAPITÃO AMÉRICA
O símbolo do patriotismo dos Estados-Unidos, o Capitão América deu as caras em 1987 com o jogo Captain America in: The Doom Tube of Dr. Megalomann.
Além disso, também dividiu o campo de batalha com o Homem-Aranha em Spider-Man and Captain America in Doctor Doom’s Revenge, e para finalizar suas participações nos jogos, apareceu em Captain America: Super Soldier, baseado no filme Capitão América: O Primeiro Vingador.
– X-MEN e WOLVERINE
O time dos X-Men aterrissou em 1989 com os jogos The Uncanny X-Men para NES e X-Men: Madness in Murderworld para PC. A partir daí foi um lançamento atrás do outro, praticamente um jogo por ano até 2011 com seu último lançamento X-Men: Destiny.

Wolverine foi o único X-Men a estrelar seus próprios jogos, sendo o primeiro deles Wolverine, em 1991 para o NES. E protagonizou outros quatro games, incluindo o melhor deles, X-Men Origins: Wolverine, lançado em 2009 e baseado no filme de mesmo nome.

O game X-Men Origins: Wolverine
– HOMEM DE FERRO
Tony Stark apareceu pela primeira vez nos games ao lado de X-O Manowar em Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal no ano de 1996, no qual o objetivo era enfrentar vilões dos dois heróis em diversas batalhas.
Mais tarde, Iron Man apareceria sozinho em The Invincible Iron Man para Game Boy Advance, título que recebeu muitas críticas positivas da imprensa e dos fãs. Nos anos seguintes, o herói ganharia uma trilogia, Iron Man 1, 2 e 3, lançados em 2008, 2010 e 2013, respectivamente.
– THOR
2011 foi o ano em que Thor apareceu pela primeira vez neste novo território com o título Thor: God of Thunder. Sem agradar os fãs, ganhou mais uma tentativa, mas desta vez apenas para Android e iOS com Thor: The Dark World. Os dois jogos foram baseados nos filmes do herói.
– DEADPOOL
Deadpool foi o último dos grandes personagens da Marvel a estrear nos games, ganhando até uma matéria especial aqui no portal Saraiva Conteúdo. Em 2013 foi lançado o jogo Deadpool para PS3, X360 e PC. A recepção foi uma mistura de opiniões, mas com certeza o jogo fez a alegria dos fãs com uma grande carga de humor e sarcasmo por parte do personagem, que interage com o jogador nos diálogos, e também pela fidelidade aos quadrinhos.
O jogo Deadpool teve versões para PS3, X360 e PC
Assim como a DC, a Marvel também possui seus jogos em que todos os personagens se reúnem para batalhas violentas contra outras franquias e entre si, como é o caso de Marvel Super Heroes, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, Marvel vs. Capcom, Marvel: Ultimate Alliance, Marvel Heroes e Marvel Avengers: Battle For Earth.
A franquia também ganhou seu representante de Lego em Lego Marvel Super Heroes, lançado em 2013.
O game Marvel Avengers: Battle For Earth

Agora chegou a hora de vocês participarem! Quem vence essa batalha nos games e quem são os seus personagens preferidos? Comentem aí embaixo!

Recomendamos para você