Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Mariana Aydar acha pistas de Clara ao celebrar ‘Guerreira’ em ‘Cantoras do Brasil’

Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
"Canto pra me achar e te acho", resume Mariana Aydar em frase lapidar da carta aberta que endereça a Clara Nunes (1942 – 1983) no oitavo episódio da série Cantoras do Brasil, exibida às quintas-feiras pelo Canal Brasil.
 
Em vez de depoimento sobre o legado da cantora de tempos idos celebrada pela intérprete contemporânea, como é praxe na série, a paulista Aydar lê no programa a Carta pra Clara, na qual relata que, mesmo sem ter conhecido a intérprete mineira, sente Clara e detecta as pistas deixadas pela Guerreira.
 
Afirmação confirmada na bela interpretação de "As Forças da Natureza" (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1977), o melhor dos dois números musicais gravados por Aydar para a série no estúdio YB Music, em São Paulo (SP), sob a direção musical do guitarrista Maurício Tagliari. Com a adesão do convidado Duani na percussão, Aydar oferece leitura límpida, quase cool, do samba que em 1977 deu título ao décimo dos 15 álbuns de estúdio gravados por Clara.
 
O arranjo econômico valoriza o canto de Aydar e fica levemente climático ao fim da música, por efeito das guitarras de Tagliari e Pipo Pegoraro. Primeiro número musical do programa, "O Canto das Três Raças" (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, 1976) – faixa-título do nono álbum de Clara – ressoa sem a força habitual em registro que, embora reverente à exuberante arquitetura do samba, harmoniza o tema com suingue particular.
 
As guitarras – pilotadas por Alex Dias e Tagliari – evocam de longe uma levada nortista. No todo, o oitavo episódio da série Cantoras do Brasil mostra que Mariana Aydar, do seu jeito contemporâneo, já achou a pista certa de Clara Nunes.
 
 
Resenha de programa de TV
Série: Cantoras do Brasil
Título: "Mariana Aydar Canta Clara Nunes"
Idealização: Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto
Direção: Simone Elias
Emissora: Canal Brasil
Foto: Cris Valias
Cotação: * * *
Exibição programada pelo Canal Brasil para as 18h45m de 25 de outubro de 2012
 
 
Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados