Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 26.06.2010 26.06.2010

Maratona de Leitura

Durante 15 horas, a obra O ano da morte de Ricardo Reis foi lida por cerca de 350 pessoas, durante a homenagem a José Saramago organizada pela Casa Fernando Pessoa.

A maratona de leitura teve início precisamente uma semana após a morte do escritor. Foi a jornalista Pilar del Río, viúva de Saramago, que abriu a leitura do livro.


“”Este é um dos romances mais importantes, que o próprio Saramago considerava um dos romances centrais da sua obra literária. É também um livro com uma história de amor, é o livro onde começa a história de amor entre Saramago e Pilar. Foi depois de ler este livro que ela veio para Lisboa para conhecer o autor que tanto admirava””, disse a diretora da casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, em entrevista à TVi.

Entre os leitores que participaram da homenagem, estiveram presentes António Costa, Leonor Xavier, Patrícia Reis, Fernando Pinto do Amaral, Pedro Cegonho, José Luís Peixoto, António Mega Ferreira, José Mário Silva, Guilherme d’Oliveira Martins, Ana Maria Martinho, Hélia Correia, Jaime Rocha, Nuno Júdice , Luísa Costa Gomes, António Carlos Cortez, Gonçalo M. Tavares, Maria do Céu Guerra e Clara Pinto Correia.

No dia do aniversário do Nobel português, a 16 de Novembro, será lançado o livro José Saramago e as suas palavras.

Recomendamos para você