Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 30.11.-0001 30.11.-0001

Mania de Listas – Design Gráfico

Por Lisa Moura*
 
"Ser designer está na moda! Fazer o logo do vizinho ou diagramar o menu do restaurante do tio é algo que qualquer 'artista' consegue fazer hoje em dia. Mas para fazer um bom trabalho, nada como boas referências e algum estudo sobre o design!".
 
Lisa Moura faz parte da equipe de produção do Almanaque.
 
 
Um dos primeiros livros que li sobre design e que ainda hoje me serve como referência para solucionar problemas e criar métodos de trabalho. Uma boa sugestão para quem quer se iniciar na área do design.
 
Helvetica. Homage To a Typeface
 
Como diz o ditado: “Quando não souber que tipografia usar, use Helvetica!”.  São poucas as tipografias que conseguem reunir um clube de fãs tão vasto quanto esta tipografia suíça, que completa 57 anos em 2014.
 
Uma leitura obrigatória para quem quer levar o design a sério! Reúne textos que tecem os princípios da profissão e que por vezes alimenta o pensamento crítico com uma boa pitada de ironia.
 
 
Mais conhecido como: a Bíblia! Deve fazer parte da estante de qualquer designer gráfico. Mostra a linha do tempo desde os primórdios do design gráfico, sempre com uma boa contextualização histórica e uma boa seleção de referências do design gráfico mundial.
 
Uma série sobre o mundo das agências de publicidade dos anos 60 nos EUA. O mais interessante é ver como o processo criativo se desenvolvia na época, gerando campanhas publicitárias icónicas até aos dias de hoje.
 
 
*Conteúdo originalmente publicada no Almanaque Saraiva, edição 92 – Janeiro de 2014.
Recomendamos para você