Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 17.05.2013 17.05.2013

Maio assustador

Por Edu Fernandes
 
Quando se pensa em maio, normalmente se lembra do mês das mães ou das noivas. Todavia, por uma coincidência de calendário, maio apresenta uma farta oferta de filmes de terror no circuito de cinema em 2013. Eles ainda podem ser vistos nas salas espalhadas pelo Brasil.
A Morte do Demônio já estava em cartaz quando o mês começou. O longa estreou em 19 de abril e é um spin-off da famosa trilogia dirigida por Sam Raimi: The Evil Dead – A Morte do Demônio (1981), Uma Noite Alucinante (1987) e Uma Noite Alucinante 3 (1992) (isso mesmo, o número “2” se perdeu pelo caminho.)
Um grupo de amigos se reúne em uma cabana abandonada para que Mia (Jane Levy, de Suburgatory) possa se livrar do vício em drogas. Um misterioso livro encontrado no porão da cabana irá libertar o demônio tão conhecido pelos fãs dos filmes originais.
A Morte do Demônio traz bastante tensão e uma dose pesada de sanguinolência. Há uma curta cena após os créditos finais para deixar os espectadores com aquele gosto de “quero mais”.
Se o banho de sangue é generoso em A Morte do Demônio, O Último Exorcismo – Parte II peca exatamente pelo oposto. O primeiro filme de terror a estrear em maio (no dia 10) economiza na violência, uma característica que pode ser bem recebida pelos estômagos mais delicados.
 
Cena do filme O Último Exorcismo – Parte II
Depois dos acontecimentos da produção anterior – que deveria se chamar “O Penúltimo Exorcismo” –, Nell (Ashley Bell, de E Se o Amor Acontece…) desperta em um hospital sem memórias de ter sido possuída. Ela se muda para uma casa que abriga outras jovens e percebe a presença maligna que a cerca.
O Último Exorcismo (2010) era totalmente composto pela estrutura found footage, com imagens realizadas como se fossem reais, a exemplo de A Bruxa de Blair (1999). A sequência abandona essa ideia logo no começo, uma prova de que assistir ao primeiro filme não é necessário para compreender o atual.
 
Cena do filme O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua
No dia 17 de maio foi a vez do vilão Leatherface chegar às salas de cinema para acabar com o domínio dos demônios. O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua é uma sequência direta do longa original, de 1974. Portanto, todas as outras sequências e remakes realizados nesses quase 40 anos devem ser desconsiderados.
O matador da produção clássica volta à ativa com a chegada de Heather (Alexandra Daddario, de Passe Livre) à cidade de Newt. A estrutura do filme segue a cartilha de terror de serial killer, com mistura de violência, piadas e garotas com trajes mínimos.
 
Cena do filme Juan dos Mortos
Maio chega ao fim com zumbis. No dia 31 está marcada a estreia de Juan dos Mortos. A coprodução entre Espanha e Cuba tem um cunho mais político em seu roteiro do que os outros exemplos citados. O texto traz críticas ao regime totalitário da ilha caribenha.
Juan (Alexis Díaz de Villegas) é um vadio que resolve aproveitar o surto de zumbis que assola seu país. Ele abre uma empresa especializada em acabar com os mortos-vivos.
Passado este mês, o ano ainda reserva outros filmes de terror. Os destaques ficam para Silent Hill – Revelação 3D (apontado para 5 de julho) e Carrie – A Estranha (29 de novembro).
 
 
Recomendamos para você