Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 24.11.2011 24.11.2011

Maílson da Nóbrega dá ‘aula’ de economia ao lançar ebook da autobiografia ‘Além do Feijão com Arroz’

Por Andréia Silva
Na foto, Maílson da Nóbrega
 
Quando o assunto é economia, o "professor" (como é chamado por muitos) Maílson da Nóbrega vai muito além do feijão com arroz.
 
Filho de um casal modesto, Wilson e Maria José – cujas iniciais do nome deram origem ao seu – Maílson começou a trabalhar aos 10 anos como descascador de caju e, após uma trajetória de sucesso, chegou a um dos postos mais importantes do país: o de Ministro da Fazenda do presidente José Sarney, cargo que ocupou de 1988 a 1990.
 
Na última terça-feira (22), Maílson participou de um encontro com o público para lançar a versão ebook de sua biografia, Além do Feijão com Arroz, na Saraiva Morumbi, em São Paulo. Participaram do bate-papo empresários, profissionais do mercado financeiro e outros interessados por entender melhor o universo econômico.
 
"Um amigo uma vez me falou: 'o Brasil tem uma bela história, você tem uma bela história, por que você não conta as duas em uma?'. Então, a ideia do livro é contar as duas paralelamente. Em um determinado momento, elas se convergem e eu passo a fazer parte dessa história principal. Fico feliz em ser um personagem importante dessa história”, disse o economista ao falar sobre o livro.
 
Foi uma conversa descontraída, uma pequena aula de economia onde o ex-ministro da Fazenda fez uma ampla apresentação do cenário econômico atual, falou das crises de 2008 e da atual envolvendo economias europeias como Grécia, Espanha e Itália, e da rotina de adivinhar o futuro com previsões econômicas.
 
Com base em previsões, pesquisas e a experiência de quem já acompanhou da linha de frente a política econômica nacional, ele deu uma verdadeira aula de economia ao público presente, mais curioso em entender as consequências da crise para o país.
 
“Em um cenário de crise, tudo pode acontecer. Mas hoje o Brasil está mais preparado do que nunca para enfrentar uma crise”, disse ele ao público.
 
Ao falar da Europa, divertiu a plateia com metáforas que, segundo ele, são comuns no meio financeiro, como a antiga "o porco faz a salsicha, mas a salsicha não faz o porco" e “depois que a pasta saiu não tem como voltar ao tubo”, em referência às medidas que os europeus devem evitar para sair da crise, caso contrário, não teriam volta.
 
Uma dica de Maílson para os aspirantes a economistas foi a necessidade de uma visão geral do cenário, desmistificando a ideia de que economia trata apenas de números. Segundo ele, entender de "sociologia e história" é fundamental na hora de ler bem o cenário econômico.
 
Além do Feijão com Arroz, escrita em coautoria com Louise Sottomaior e Josué Leonel, foi lançada no formato físico em 2010, pela Civilização Brasileira, e traz prefácio assinado por Fernando Henrique Cardoso. A versão ebook já está disponível nas lojas.
 
 
 
 
 
Recomendamos para você