Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Made in Brazil: os atores brasileiros que tentam fazer carreira lá fora

Por Willians Glauber
 
“Vir para cá (Estados Unidos) e se tornar ator significa que, quando você chega aqui, está começando do zero”. Essas são as palavras de Guile Branco, um ator brasileiro que mora há quase 10 anos nos Estados Unidos e tenta se firmar na carreira em Hollywood.

 
Assim como Branco, dezenas de atores e atrizes brasileiros escolhem viver e trabalhar em cidades como Nova York e Los Angeles, a fim de construir uma carreira em solo norte-americano, atuando em filmes e seriados.
 
Hoje, nomes como Rodrigo Santoro, Alice Braga e Morena Baccarin viraram referência quando o assunto é ator brasileiro em produções dos Estados Unidos. Mas antes mesmo de Sonia Braga participar de episódios de Sex and The City, de Alice atuar ao lado de Will Smith em Eu Sou a Lenda, de Santoro participar de As Panteras e de Morena estrelar a série de ficção Firefly, muitos brasileiros já travavam batalhas para conseguir papéis nas produções norte-americanas. 
 
O carioca Daniel Benzali, hoje com 62 anos, teve o privilégio de participar dos pilotos de séries clássicas como Lei & Ordem e NYPD Blue. Ele já foi indicado ao Globo de Ouro por seu papel na série Murder One, na qual foi um dos protagonistas em 1995. Na produção, o brasileiro atuou ao lado de grandes nomes, como Stanley Tucci e Patricia Clarkson. 
 
Benzali tem no currículo longas participações em séries norte-americanas, entre elas L.A. Law, The Agency, Jericho e a novela General Hospital. Ele também atuou em Californication, Arquivo X, Lie To Me e Nip/Tuck. O ator chegou a participar das gravações do filme 007 – Na Mira dos Assassinos, em 1985.
 
Mas Benzali não foi o único ator brasileiro a fazer participação em Lie To Me. A jovem atriz paulistana Mariah Buzolin, de 21 anos, também atuou em um episódio da série, além de estrelar 45 episódios da novela All My Children. “Os atores brasileiros conquistaram espaço lá fora, isso é indiscutível”, afirma Paula Pretta, atriz e produtora de elenco da O2 Filmes.
 
                                                                                                       Crédito/ Divulgação
O último trabalho de Mariah Buzolin na TV norte-americana foi na série 'Jane by Design'
 
O último trabalho de Mariah Buzolin foi a série Jane by Design, de 2012, do canal ABC Family. Na história, ela teve um dos papéis de destaque, como a personagem Zoe Mendez. Mariah já participou de CSI: NY e de filmes como Um Hotel Bom pra Cachorro. A atriz nasceu na cidade de Campinas e hoje mora em Los Angeles.
 
Aliás, essa cidade californiana é um dos endereços que se tornou destino certo dos atores que pretendem construir uma carreira. É lá que mora o ator brasileiro Guile Branco. Ele chegou a fazer figuração em produções como Se Beber, Não Case! e Ugly Betty. “Acho que fazer trabalhos de figurante no início até ajuda, para aprender como as filmagens acontecem e para conhecer pessoas”, conta ele. 
 
                                                                                                      Crédito/ Divulgação
Guile Branco foi um dos protagonistas da minissérie 'Meltdown Pot'
Branco fez parte do elenco principal da minissérie Meltdown Pot. Nela, ele fez o papel de Javier. Seu trabalho mais recente é como um dos personagens do longa-metragem Bachelorette Party, dirigido por Aaron Seltzer e Jason Friedberg, que já foram roteiristas de filmes como Todo Mundo em Pânico e Uma Comédia Nada Romântica.
 
TALENTO, SORTE E MUITA GARRA
 
Quando nos deparamos com a participação de atores brasileiros em tantas produções dos EUA, parece até fácil conseguir papel em um filme ou série, mas não é. “Nessa profissão, a luta é muito grande em todo lugar, seja aqui ou lá fora”, conta Paula.
 
Além de talento, é preciso ter um pouco de sorte, e o ator Bruno Campos pode se intitular como talentoso e sortudo. Ele já compôs o elenco principal de duas séries nos Estados Unidos, e Jesse foi uma delas. Na produção, Campos atuou ao lado de Christina Applegate, que é veterana na TV e no cinema norte-americanos.
 
                                                                                     Crédito/ FX Publicity
Bruno Campos teve longa participação na série 'Nip/Tuck', como o médico Quentin Costa

 

O ator carioca também fez longas participações como um médico em duas produções de sucesso, Nip/Tuck e Plantão Médico. No currículo, ele tem diversos seriados de renome, como Will & Grace, Arquivo Morto, Castle, Ghost Whisperer, The Closer, Private Practice e Royal Pains. Campos também já emprestou a voz para um personagem na séria animada The Cleveland Show e dublou o príncipe do filme da Disney A Princesa e o Sapo.  
 
Assim como Bruno Campos, Fernanda Andrade também foi destaque em produções estadunidenses. A atriz, natural de São José dos Campos, em São Paulo, protagonizou a minissérie Fallen e o recente filme Filha do Mal. Fernanda tem uma lista de participações em boas séries, como The Mentalist, Sons of Anarchy e CSI: Miami.
 
                                                                                         Crédito/ Paramount Pictures
O último trabalho de Fernanda Andrade foi como protagonista no filme 'Filha do Mal'
E não é só nos Estados Unidos que atores brasileiros tentam um lugar sob os holofotes. A atriz paulistana Cristiana Reali se mudou para Paris em 1987, aos 22 anos, para tentar a carreira em solo europeu. Entre filmes e séries franceses, ela já acumulou no currículo 43 produções. “Eu só espero que os atores busquem essas oportunidades e não se esqueçam de onde vieram. Que abram as possibilidades, mas não percam as origens, não se esqueçam de mencionar que são de onde são, que são brasileiros”, enfatiza Paula Pretta.
 
 
Recomendamos para você