Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 27.04.2010 27.04.2010

Lya Luft reflete sobre escolhas

Com uma trajetória literária de 30 anos e um repertório de 20 livros publicados,  Lya Luft — um dos maiores fenômenos editoriais brasileiros nos últimos anos  — volta à cena num ensaio que reflete sobre os caminhos do nosso tempo. Caminhos e direções que, em sua multiplicidade, indicam não apenas paisagens distintas, mas, sobretudo, escolhas.

Múltipla Escola, lançado pela editora Record, chega às livrarias nesta quinta-feira.  A partir de um viés ensaístico, ela indaga e debate, colocando em foco questões como a velhice e a juventude, os novos dilemas e tabus da sexualidade, a comunicação virtual, as fronteiras entre o privado e o público, drogas, violência, bondade e perversidade, o mal-estar social.
 
Lya também rebate a suposta liberdade que alcançamos. Longe de uma sociedade livre, somos, nessa nossa cultura impositiva tão cheia de obrigações, prisioneiros padecendo do que a autora chama de síndrome do “ter de”. “O ‘ter de’ é um feitor de escravos muito cruel. Ter de ser magra, linda, inteligente, forte, rico, blablablabla. A mim, sempre fora do esquadro, me impressiona a crueldade do ‘ter de ser’ físico. Acho que nos valorizamos muito pouco enquanto seres humanos pensantes”.

Da busca pela eterna juventude à ética na política, passando pelas transformações da família, Lya Luft mostra o quanto estamos enredados em práticas opressoras e que é importante assumir as rédeas de nossa vida e o caminho da nossa sociedade e cultura.

Recomendamos para você