Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Londres recebe homenagem a Alberto Cavalcanti

Um dos homens por trás dos estúdios Vera Cruz, em que foi produtor-geral entre 1949 e 1951, Alberto Cavalcanti (1897-1982) foi um dos primeiros e poucos brasileiros a alcançar projeção internacional, ainda na primeira metade do século 20, na Europa.

Não à toa, o jornal britânico “The Guardian” dedicou a Cavalcanti (foto) uma matéria, no ultimo sábado, por conta de uma mostra que o British Film Institute está apresentando em Londres.

A matéria lembra que Cavalcanti fez carreira em quatro países – além do Brasil, a França, a Alemanha Oriental e a Inglaterra – e cita sua passagem pelos estúdios Ealing, onde ele dirigiu clássicos como o terror Dead of Night (1945) e Nicholas Nickleby (1947), baseado na obra de Charles Dickens.

O texto lembra ainda a temporada de Cavalcanti na GPO Film Unit, uma unidade do General Post Office britânico, que se destacou pela produção de documentários.

Em 2002, a Mostra de Cinema de São Paulo exibiu uma retrospectiva em homenagem ao diretor. Em 2005, foi a vez do Rio homenagear Cavalcanti, com uma mostra na Cinemateca do Museu de Arte Moderna.

Como a memória anda cada vez mais curta, merecia ganhar outra logo. Enquanto não acontece, veja abaixo um trailer de cópia restaurada de Went the Day well?, que o BFI irá exibir em Londres.

 

Recomendamos para você