Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 08.04.2013 08.04.2013

Livro mostra que os roqueiros também são bons exemplos para as crianças

Por Carolina Cunha
 
Astros do rock têm fama de vestirem roupas esquisitas e saírem por aí de cara pintada. A paulista Laura Macoriello levou a sério o bordão “Hoje é dia de rock, bebê!” e percebeu que essas atitudes podem estar mais próximas do mundo das crianças do que se imagina . A prova está no livro Rock Para Pequenos – Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros, escrito por ela especialmente para o público infantil. 
 
O título traz o jeito de ser de roqueiros famosos como Jimi Hendrix, Elvis Presley, Janis Joplin, David Bowie, Angus Young, The Rolling Stones, Chuck Berry, Steve Harris (Iron Maiden), Ramones, Beatles, Kiss e Ozzy Osbourne, só que numa versão infantil e lúdica. 
 
“O que faço nada mais é do que ensinar boas maneiras às crianças. Só que fizemos de um jeito diferente, com ícones do rock. A minha intenção era aproximar mais os pais roqueiros dos seus filhos. Espero que eles leiam para as crianças e tenham bons momentos juntos”, conta a autora Laura Macoriello, 40 anos.
 
Nas páginas, Elvis Presley adora seu topete e mostra que os cabelos devem estar sempre penteados. Os Beatles, com a foto clássica do grupo atravessando a Abbey Road, lembram da importância de atravessar rua na faixa. Já o cantor David Bowie, ilustrado com um olho castanho e outro azul, ensina que existem pessoas que são diferentes e que isso também pode ser legal. 
 
Detalhe da página com David Bowie
 
Com as ilustrações do mineiro Lucas Dutra, obra ganhou traços divertidos e páginas coloridas que agradam a todas as idades. “Tem muito marmanjo por aí comprando bonequinho de bandas de rock. Já vi gente que está mais velha, com seus quarenta e poucos, olhar para as ilustrações do Iivro e achar demais”, ri a mamãe roqueira. 
 
Formada em Letras, Laura trabalha como cabeleireira num salão de São Bernardo do Campo (SP) e nunca pensou em escrever um livro infantil. Até engravidar da pequena Olívia, que hoje tem 3 anos. Desde que a filha nasceu, ela começou a reparar no comportamento das crianças. Assim, criou um blog onde escreve sobre a experiência de ser mãe e as pequenas coisas do dia a dia. 
 
A escritora Laura Macoriello
 
O blog chamou a atenção de um amigo da editora Edições Ideal, que a convidou para o projeto e deu toda a liberdade para ela escolher os personagens de sua primeira publicação. “Eu fiz uma minibiografia ‘“afofurada’” dos músicos. Tem sempre uma peculiaridade que fica mais exacerbada. Mas Olívia foi a inspiração para todas as histórias”, conta Laura.
 
Na adolescência, nos anos 80, Laura se apaixonou pelos riffs de guitarras de bandas como The Cure, Sex Pistols, Ramones e The Smiths, a sua favorita. Foi punk, frequentou muitos shows e viajou pelo mundo. Dos amigos de adolescência, muitos são papais e mamães que continuam ouvindo as mesmas bandas até hoje.
 
O livro Rock para Pequenos

Com Olívia no colo, Laura gosta de fazer passeios como ir à Galeria do Rock, em São Paulo, onde convivem várias tribos. Ao entrar numa loja da galeria, a menina pediu uma camiseta da banda The Clash, o que encheu a mãe de orgulho. Outro episódio relatado no blog foi quando Olívia ganhou do pai uma violinha de brinquedo. Ao dedilhar as cordas e chacoalhar o cabelo, a brincadeira foi suficiente para deixar a mãe emocionada. 

 
O futuro gosto musical da filha é uma preocupação. “Hoje ela adora Ramones, The Clash e Patati Patatá. Eu acho que a gente tem que dar opções para eles. Se no futuro, ela gostar de Michel Teló, o que eu vou fazer? Mas vou ficar tranquila porque mostrei músicas e dei a opção para ela escolher”, ri.
 
 
SERVIÇO:
 
Lançamento do Livro Rock Para Pequenos – Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros
 
Onde: Saraiva Shopping Ibirapuera
Quando: 14/4, domingo, 16h
 
Onde: MorumbiShopping
Quando: 28/4, domingo, 15h
 
 
 
Recomendamos para você