Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 27.08.2010 27.08.2010

Livro de brincadeiras musicais do Palavra Cantada

Por Deborah Neri

Brincadeiras Musicais nasceu da intensa troca de ideias entre Paulo e Sandra e seu público. Todos os dias a dupla recebe mensagens que contam como as crianças transcendem às idéias iniciais propostas na produção de seus discos e shows. De fato, elas sempre transformaram a música da Palavra Cantada em BRINQUEDO, seja assistindo um DVD e tocando junto, seja transformando as panelas de casa em instrumentos musicais, ou ainda comendo junto com a “Sopa”. E é este brincar musical, segundo pais e professores, que torna as crianças tão íntimas do repertório da dupla.
 
Outra inspiração importante para Paulo e Sandra foi o convívio com a banda que os acompanha há 5 anos. Daniel Ayres, Estevão Marques, Julia Pittier e Marina Pittier são brincantes da música e trouxeram essa vivência para os shows da Palavra Cantada. Na produção do “O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, os 4 músicos foram co-autores e trouxeram várias propostas que serão conhecidas pelas crianças.

 

 

Os 5 volumes foram pensados por faixa etária, mas podem ser utilizados por crianças de diversas idades. Cada brincadeira acontece a partir de uma canção da Palavra Cantada e o livro traz a explicação de como brincar. O CD de cada volume traz as canções, e o DVD a demonstração de cada brincadeira e a música. No repertório estão músicas dos 16 anos da dupla, além de algumas inéditas, todas acompanhadas com letra e cifra.
 

Contando com o apoio dos experientes educadores musicais Berenice de Almeida e Gabriel Levy, os autores criaram um novo personagem – o professor Beleléu – que entra na história para trazer os conteúdos e conceitos musicais, a partir de cada canção, numa linguagem bem acessível. O professor fala dos instrumentos musicais – suas origens, materiais e processos de construção; apresenta de forma leve conceitos como ritmo, melodia, timbres, pulso, grave e agudo, compasso, forma e notação musical; trabalha alguns ritmos musicais, como o ijexá, o baião, o maracatu, o batuque de umbigada, o coco, entre outros; estimula a prática do canto e a descoberta dos sons dos objetos e do corpo. Toda a conversa traz referências à cultura que as canções, os instrumentos e os ritmos carregam em si.

 

O “Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” é como um brinquedo que pode ser explorado pela criança várias vezes e de diferentes formas. É uma maneira lúdica de se aproximar da linguagem musical e tem o selo de qualidade e respeito à inteligência da criança, que é marca do trabalho da Palavra Cantada e da Editora Melhoramentos. É um convite para quem ainda não conhece e também para quem já é fã e tem todos os discos da dupla.

 
Sobre a Palavra Cantada: Criado em 1994 por Sandra Peres e Paulo Tatit, o selo Palavra Cantada busca produzir música infantil moderna, ao mesmo tempo lúdica e poética. Com doze CDs autorais e quatro DVDs, Palavra Cantada conquistou um amplo público formado por pais e filhos, e passou a fazer parte do cotidiano de escolas de todo o país, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas: letras, melodias e arranjos. Com a Palavra Cantada, os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit propuseram-se a criar canções infantis dentro de um novo padrão de qualidade, elevando a música infantil a outro patamar com o trabalho cuidadoso que elaboram. O resultado poético e lúdico acabou por agradar igualmente as crianças e os adultos, fossem estes pais ou educadores. Nos shows de grande porte que realizam, toda a família se diverte e se emociona. E escolas públicas e particulares já adotaram os produtos do catálogo da Palavra Cantada em suas atividades cotidianas. Neste período, o selo já ultrapassou a marca de um milhão de CDs vendidos, tendo alcançado sucesso de público e de crítica. Cinco dos lançamentos do selo receberam os maiores prêmios dedicados a este gênero musical.

Pocket show gratuito e tarde de autógrafos hoje, 27/08/2010, sexta-feira, às 18h, na Saraiva MegaStore do Shopping Center Norte.

 

 

Os CDs, DVDs e BDs do Palavra Cantada estão disponíveis no site da Saraiva.

Para acessar, clique aqui.

 

Recomendamos para você