Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 31.05.2009 31.05.2009

LITERATURA COMENTADA – ÍNDIGO

Por Ramon Mello
Foto: Cintia Sanchez / Divulgação

A escritora paulistana Ana Cristina Ayer de Oliveira, conhecida pelo pseudônimo Índigo, foi a grande atração do projeto Tenda Literatura Comentada do II Festival da Mantiqueira. Cerca de 80 crianças do ensino fundamental – acompanhadas de professores de Português e Literatura – lotaram o salão anexo da Paróquia da Igreja Matriz de São Francisco Xavier para conversar sobre o livro A maldição da moleira (Girafinha).

Os alunos leram o livro e debateram em sala de aula antes de participar do encontro, que acabou se transformando numa verdadeira coletiva de imprensa de dar inveja a muito jornalista especializado em literatura. As perguntas não se resumiram apenas na biografia da jovem autora, as crianças faziam perguntas sobre aspectos subjetivos da obra.

“”O que está implícito no título do livro?””, Diovana Campos Paulino, aluna da 7. série.

Alguns professores confessaram que quase deixaram de comprar o livro por causa do título “”sinistro”” estampado na capa roxa.

O livro – acompanhado da ilustrações de Alê Abreu – conta a história de Heitor, um recém-nascido que adquire consciência depois que a avó aperta sua moleira. A narrativa mostra a visão consciente do bebê diante do convívio com teletubbies, móbiles, um gato “”selvagem””, o genial Comandante Oscar, uma mãe atenciosa e um pai desastrado, entre outros personagens.

       
  
Taiane Silva Oliveira, uma das alunas  mais interessadas na conversa com a escritora índigo

No final da conversa, as crianças formaram uma fila para receber o autógrafo, disputando com os professores alguns minutos a mais de conversa com escritora. Índigo tem 15 livros publicados, além de participações em coletâneas, traduções e adaptações de clássicos para histórias em quadrinho. E ainda mantém um blog, o Diário da Odalisca.

>>> Assista entrevista com a escritora Índigo para programa Encontros de Interrogação – Instituto Itaú Cultural (2004):

Recomendamos para você