Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 24.02.2011 24.02.2011

Liam Neeson estrela o ótimo thriller ‘Desconhecido’

Há um bom tempo não tínhamos um thriller tão interessante como Desconhecido, que estreia nesta sexta-feira em circuito nacional. Claro que cenário (Berlim) e elenco (com nomes tipo Bruno Ganz) dão charme especial ao filme. Mas não é só isso. Temos aí uma mistura equilibrada de ação, suspense, mistério e drama, tudo amarrado com roteiro e direção elegantes. Tipo de filme que deixa você preso à cadeira.

Liam Neeson faz o papel de Martin Harris, cientista americano que chega a Berlim acompanhado da mulher, Liz (January Jones, de Mad Men), para participar de um encontro internacional de biotecnologia. Ao chegar ao hotel, ele percebe que esqueceu sua maleta no aeroporto. Sem despedir-se da mulher, toma um táxi e tenta voltar ao aeroporto. No caminho, porém, sofre um acidente e fica inconsciente num hospital por quatro dias.

Ao acordar, Harris volta ao hotel e lá reencontra Liz numa recepção para os convidados do tal congresso. Ela não só o desconhece como apresenta outro homem como sendo Martin Harris, seu marido. A partir daí, o cientista – que não pode obter ajuda da embaixada americana por conta do feriado de Ação de Graças – passa a ser perseguido, ao mesmo tempo em que tentar provar quem é.

A única pessoa que poderia ajudá-lo a comprovar sua identidade é a motorista do táxi envolvido no acidente (vivida por Diane Kruger). Ela, no entanto, evita dar declarações porque é imigrante ilegal na Alemanha. Sua única chance passa a ser Jürgen (Ganz), um ex-agente da Stasi, a terrível polícia secreta da ex-Alemanha Oriental. É interessante ver os métodos de Jürgen e como ele está sempre à frente de Harris… e do espectador.

É tambem curioso ver Neeson num novo momento de sua carreira, encarando personagens em filmes de ação, com a mesma competência de sempre (lembre-se dele em Busca implacável, de 2008). O jovem catalão Jaume Collet-Serra, que já havia mostrado talento para enredos climáticos e sustos em A casa de cera e A órfã, injeta bastante suspense nessa adaptação do romance de Didier Van Cauwelaert, recheado de duplicidade e reviravoltas.

Veja abaixo um trailer legendado do filme: 

Recomendamos para você