Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 13.03.2012 13.03.2012

Lestats do cinema: o personagem de Anne Rice continua à solta nos sets de filmagem

Por Luma Pereira
 
Sangue e trevas: os filmes de vampiro continuam em alta no cinema. Mas agora, a saga que ganha continuação é a das Crônicas Vampirescas, de Anne Rice. Especula-se que A História do Ladrão de Corpos, quarto livro da série, será adaptado para as telonas.
 
O primeiro livro da autora norte-americana a virar filme foi Entrevista com Vampiro, em 1994, e contava com Tom Cruise no papel de Lestat de Lioncourt, o vampiro mais famoso das histórias de Rice.
 
A segunda adaptação cinematográfica foi A Rainha dos Condenados, em 2002, que unia o livro homônimo com o segundo da série, O Vampiro Lestat. Desta vez, quem viveu o sanguinário protagonista foi Stuart Townsend.
 
A diferença entre as obras de Rice e as outras deste tipo é que ela foi uma das primeiras autoras a falar de vampiros vivendo em meio à nossa sociedade, e não mais isolados num castelo distante.
 
Existem hoje 10 títulos que compõem as Crônicas Vampirescas:
Entrevista com o Vampiro, O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados, A História do Ladrão de Corpos, Memnoch, O Vampiro Armand, Merrick, Sangue e Ouro, A Fazenda Blackwood e Cânticos de Sangue.
Especula-se que vão começar as filmagens de A História do Ladrão de Corpos – Lestat decide se tornar mortal por um tempo, e, para tal, troca de corpo com outra pessoa. Robert Downey Jr. já foi cotado para o papel principal.
“A Imagine Entertainment, que está produzindo esse filme, tem bastante respeito pelos leitores e fãs. Então, acho que vão fazer uma boa adaptação cinematográfica”, comenta Anne Rice, em entrevista ao SaraivaConteúdo.
Preparamos miniperfis dos atores que já viveram Lestat no cinema. Eles foram bem-sucedidos em sua atuação? O que Anne Rice achou das produções que tiraram seus personagens das páginas dos livros e colocaram nas telonas?
Anne Rice
 
Tom Cruise como “Lestat”
 
 
Entrevista com Vampiro foi dirigido por Neil Jordan e o roteiro ficou a cargo da própria Anne Rice. A princípio, a autora desejava que seu protagonista fosse interpretado por Rutger Hauer, o que não aconteceu.
 
O ator contratado foi Tom Cruise, e Rice não gostou nada da escolha. Ela alegou que ele não daria toda a profundidade necessária ao personagem com sua atuação. Porém, após a estreia do filme, voltou atrás no comentário e elogiou o ator.
 
“Eu achei que o Tom Cruise fez um trabalho excelente no filme. Ele tentou capturar a beleza e o espírito de Lestat. O filme foi bastante fiel ao livro”, comenta a autora.
 
Contracenaram com ele Brad Pitt, como “Louis”, um vampiro incomodado com sua nova condição de criatura da noite, e também Kirsten Dunst, como “Cláudia”, transformada quando criança – ela foi inspirada na filha de Rice, que morreu de leucemia.
 
Stuart Townsend como “Lestat”
 
 
Dirigido por Michael Rymer, A Rainha dos Condenados não teve o roteiro escrito por Anne Rice. Tampouco Tom Cruise interpretou Lestat. O ator recusou a oferta por estar envolvido em outros projetos na época das gravações do filme.
 
Após a recusa dele, os atores Heath Ledger, Josh Hartnett e Wes Bentley chegaram a ser cotados para interpretar o vampiro. Mas quem acabou de fato levando o papel foi o irlandês Stuart Townsend.
 
“Infelizmente, Stuart Townsend participou de uma adaptação que já não era muito fiel ao meu livro, então é claro que o personagem que ele interpretou não era o meu”, comenta Anne. Ela diz, ainda, que a produção desapontou muito os fãs da sua história.
 
O filme conta a história de Lestat como estrela do rock nos EUA. Sua música desperta Akasha (Aaliyah), rainha de todos os vampiros, que quer fazer dele seu rei. Não é Stuart Towsend quem canta as músicas de Lestat, e sim Jonathan H. Davis, da banda Korn.
 
Robert Downey Jr. como “Lestat”?
 
 
Desta vez, em A História do Ladrão de Corpos, Lestat poderá ser vivido por Robert Downey Jr. Ainda não há nada confirmado, mas Anne Rice já aprovou a possível escolha. O roteiro é de Lee Patterson e a produção é de Alex Kurtzman e Roberto Orci.
 
“Se for o Robert Downey Jr., ficarei muito contente, pois ele é um ótimo ator, verdadeiramente um grande ator. Eu adoraria ver Lestat sendo interpretado por alguém como ele”, comenta a autora das Crônicas Vampirescas.
 
O protagonista trocará de alma com o médium Raglen James por um dia para se lembrar de como é ser mortal. James, porém, vai gostar da nova vida eterna e se recusará a devolver o corpo de Lestat.
 
Downey já viveu Sherlock Holmes no cinema, em 2009 e 2011. E fará Tony Stark, de Homem de Ferro 3, em 2013. Resta saber se nesse meio tempo ele aceitará ser também o vampiro de Rice no cinema.
 
E você, quem gostaria de ver nas telonas interpretando o famoso Lestat?
 
 
Recomendamos para você