Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 20.08.2017 20.08.2017

Ler livros no e-reader ou tablet? Vantagens e desvantagens

Ler nos possibilita conhecer novos mundos, culturas e histórias e sabemos que a cada obra finalizada estamos diferentes, adquirirmos mais conhecimentos, empatia, compaixão e ampliamos nossa visão de mundo, o que nos torna seres humanos mais completos. E hoje, com o advento do tablet para leitura, ter em mãos todas as obras que desejamos ler ficou ainda mais fácil.

No entanto, sabemos que para muitas pessoas essa possibilidade ainda é uma novidade e para ajudar a entender quais as vantagens e desvantagens desses novos mecanismos, vamos falar um pouco mais sobre a leitura realizada no e-reader e no tablet.

Devo escolher o tablet para ler livros?

Tudo dependerá do seu perfil! Não há resposta certa ou errada quando falamos de leitores digitais de livros, mas algumas diferenças podem fazer com que você opte por um ou pelo outro. Por isso, a primeira coisa que você deve ter em mente é que tudo dependerá do uso que você vai fazer desses dispositivos.

Uma das grandes vantagens dos tablets é que você pode usá-lo com maior pluralidade e ter acesso a uma tela maior do que a dos e-readers. Ideal para quem possui a visão um pouco comprometida

Além disso, podemos enumerar a facilidade de manuseio, as chances de realizar uma série de atividades durante a leitura, como incluir comentários, grifar partes importantes e até mesmo compartilhar algumas dessas frases nas suas redes sociais.

No entanto, se analisarmos bem, podemos encontrar algumas características que podem ser um pouco incômodas para alguns leitores. Entre eles está o brilho excessivo da tela durante a leitura noturna e as maiores chances de reflexo na tela durante o dia. Além disso, as chances de se distrair também devem ser lembradas. Afinal, você terá à sua disposição as redes sociais, jogos e notificações de e-mail.

Devo escolher um e-reader?

Do outro lado de nossa lista de leitores digitais está o e-reader, criado exclusivamente para a leitura e que possui versão compacta ou padrão, que ainda assim são menores do que o tablet.

A principal vantagem dos e-readers é o volume de livros que você pode carregar – alguns chegam as 3 mil folhas. Além disso, eles possuem tecnologia própria, que deixa a leitura similar à de uma folha comum, o que o faz sair na frente dos tablets. Com isso, você não fica com as vistas cansadas e nem se incomoda com a luminosidade excessiva ou com os reflexos do sol.

Outra grande vantagem é sua autonomia de bateria, que, por conta da baixa taxa de processamento dos dispositivos, costuma ser infinitamente superior à dos tablets. Mas é esse ponto também que pode desanimar alguns leitores aficionados. Afinal, o baixo processamento não permite que você tenha tanta interação com eles, se comparado aos tablets.

Agora que você já sabe o que cada um desses dispositivos pode te oferecer, basta escolher um deles, acessar o site da Saraiva e adquirir o mais compatível com o seu perfil. Aproveite e confira os livros digitais disponíveis para começar hoje mesmo a sua leitura!

Recomendamos para você