Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Outros 31.03.2010 31.03.2010

Leitores se reúnem para discutir o livro Dois Irmãos

 

Eram exatas 14h e 15 minutos quando duas mulheres apareceram no Espaço Cultural Thiago de Mello: – É aqui que o Milton Hatoum vai participar do Clube do Livro? Não moças, ele está fora do país lançando seus livros para os gringos se deleitarem. Mais três pessoas vieram à reunião para saber se o escritor estaria presente autografando suas obras na tarde de sábado.

As cinco pessoas foram embora entristecidas porque o Milton não estaria presente. Em compensação vieram cerca de 30 com muita vontade de saber mais e discutir sobre a obra dele. Isso tornou a primeira reunião do Clube do Livro Saraiva em Manaus super bacana. Veio gente que tem ascendência árabe e fez sessão catarse nos relatos do escritor; teve estudante de Letras; amigos e parentes da mediadora; pessoas que viveram na Manaus antiga descrita nos  livros; curiosos e freqüentadores da loja. O tema do encontro foi A literatura de Milton Hatoum, com enfoque em Dois Irmãos, Relato de um certo Oriente e Órfãos do Eldorado.

A reunião foi mediada pela professora Ana Amélia Guerra, cuja tese de doutorado teve como objeto de estudo o livro Dois Irmãos. Mas a exposição dela sobre a obra foi além do olhar de pesquisadora. O público ouviu a fala de uma leitora apaixonada pelo enredo e pelos personagens da obra. Quem não tinha lido Dois Irmãos, saiu do encontro com vontade de explorar o livro de Milton Hatoum.

 

 

Recomendamos para você