Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Led Zeppelin voa em céu de brigadeiro no tardio DVD com show de 2007

Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
O show foi histórico pela própria natureza. Afinal, fazia 12 anos que o Led Zeppelin não subia a um palco – e se tratava da terceira apresentação da banda desde que o baterista John Bonham (1948 – 1980) saiu de cena e dissolveu o grupo inglês, ícone do rock pesado dos anos 70.
 
Mas o simples fato de ser raro e histórico não era garantia de que o show – ápice de tributo ao fundador da Atlantic Records Ahmet Ertegun (1923 – 2006), prestado em 10 de dezembro de 2007 na 02 Arena, de Londres, cidade natal do Led Zeppelin – fosse no mínimo bom. Mas a edição tardia do registro ao vivo (Celebration Day) da apresentação vista por 18 mil privilegiados – e consta que nada menos do que 20 milhões tentaram a sorte de obter um ingresso ou convite – mostra, cinco anos depois, que o show foi ótimo.
 
Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant – os integrantes da formação original do grupo – se afinaram com Jason Bonham, filho do falecido baterista John Bonham, para tocar 16 músicas do repertório da banda. E se afinar, no caso, significou também deixar ressentimentos  e divergências nos bastidores para fazer a festa sem estragos no palco da arena londrina.
 
á no primeiro número – 'Good Times Bad Times' (John Bonham, Jimmy Page e John Paul Jones,1969) – fica evidente a pegada da banda, ainda que a voz de Plant já não alcance as nuvens como em priscas eras.
 
E o fato é que o show vai num crescendo e faz o reunido Led Zeppelin voar em céu de brigadeiro ao longo das duas horas do show. Jason Bonham honra a memória do pai nas baquetas. O repertório prioriza os sucessos da banda e, além de clássicos como 'Black Dog' (John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant, 1971) e 'Kashmir' (Jimmy Page e Robert Plant, 1975), inclui até a balada 'Stairway to Heaven' (Jimmy Page e Robert Plant, 1971), renegada por Plant ao longo dos anos.
 
Exceção por não ser standard do grupo, 'For Your Life' (Jimmy Page e Robert Plant, 1976) é a ótima surpresa em roteiro de hits feito para celebrar o legado de banda que marcou época.
 
Feito na pressão, sem burocracia, o show – tal como visto no DVD lançado em escala mundial pela Warner Music em kit que inclui também CD duplo com as mesmas 16 músicas do vídeo – deixa a sensação de que o Led Zeppelin, talvez movido pelo respeito à memória de Ahmet Ertegun, jamais bateu ponto na apresentação. E por isso mesmo fez história – ora perpetuada em Celebration Day.
 
Resenha de CD e DVD
Título: Celebration Day
Artista: Led Zeppelin
Gravadora: Atlantic Records / Warner Music
Cotação: * * * *
 
 
Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados