Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 28.02.2014 28.02.2014

Lea Michele aposta no pop romântico em ‘Louder’, seu álbum de estreia

Por Gabriel Perline
 
Após 13 CDs lançados em conjunto com o elenco de Glee, a atriz e cantora Lea Michele estreia sua carreira solo com Louder, álbum que chega às lojas nesta terça-feira (4) e reúne parcerias com nomes de peso do cenário pop, como Sia Furler e Christina Perri.
“A Sia sabe transformar sentimentos em canções. As melodias geralmente são interessantes, melancólicas e te fazem sentir algo. No fim, o trabalho com Lea resultou em quatro músicas (‘Cannonball’, ‘Battlefield’, ‘You’re Mine’ e ‘If You Say So’) e, com a Sia, não tem erro”, avalia Thyago Furtado, repórter do PopQUEM, site de cultura pop da revista QUEM. “A colaboração de Christina Perri em ‘Empty Handed’ é uma das mais sensíveis do disco, que faz Lea experimentar uma musicalidade que remete a algo como Coldplay”, completa.
Louder estava praticamente pronto em junho de 2013 e precisava apenas de pequenos ajustes antes de ser finalizado. Mas a morte de Cory Monteith, namorado de Lea, gerou um atraso no cronograma. Apesar da fatalidade, a mudança da data de lançamento a beneficiou. “O álbum poderia ser ofuscado pelas grandes artistas que lançaram seus novos discos no segundo semestre do ano passado. Foram lançamentos importantes, mas nenhuma conseguiu atingir as expectativas”, explica Furtado. “Outras artistas também adiaram seus álbuns para este ano, como Iggy Azalea e Cher Lloyd, e foram bem inteligentes, pois poderiam passar despercebidas em meio aos discos de Miley Cyrus, Katy Perry, Britney Spears, Lady Gaga e até o surpreendente retorno de Beyoncé”, acrescenta Guilherme Tintel, editor do site ItPop.
São 14 canções inéditas, que exploram o potencial vocal de Lea dentro do pop romântico, estilo que a consagrou em Glee e a faz destoar de todos os últimos lançamentos do gênero. “As músicas combinam com a imagem que ela vem passando ao longo dos anos. As letras são empáticas e fáceis de se identificar. Lea canta sobre o amor em todas as suas fases, desde a paixão até o fim de um relacionamento”, comenta o repórter do PopQUEM. “Em suas partes mais radiofônicas, o disco funciona muito bem, remetendo a um estilo parecido com o de Demi Lovato e Kelly Clarkson”, diz o editor do ItPop.
 
Protagonista de Glee, a atriz Lea Michele estreia carreira solo com o álbum Louder
“Cannonball” foi escolhida como single de estreia e conta com a colaboração de Sia Furler

Embora o CD tenha um tom melancólico, que levou fãs a pensarem que se tratava de um extenso reflexo de sua tristeza pela morte de Cory Monteith, na verdade é apenas a zona de conforto da artista. “Não dá para esperar algo voltado para as pistas vindo de Lea. Ela primeiro tem que se encontrar como artista, e não combinaria, pelo menos agora, se tornar uma cantora dance. Acho que temos muitas outras fazendo esse papel. A melancolia combina muito mais com ela”, avalia Furtado.

Louder traz uma curiosidade que desconstrói essa ideia de autocompadecimento: apenas duas canções foram acrescentadas ao disco após a fatalidade. “‘Cannonball’ e ‘If You Say So’ foram as únicas gravadas após a morte do ator. Enquanto a primeira fala do choque da perda e de superação, a segunda retrata os últimos momentos de Lea com Cory. E é realmente triste”, comenta Furtado. “O single ‘Cannonball’ estaria completamente fora do contexto caso Cory ainda estivesse vivo”, avalia Tintel.
Mesmo sendo um CD recheado de músicas românticas, Louder está longe de ser tedioso. A expertise teatral de Lea faz com que a sonoridade seja palatável e arrepiante em todos os sensíveis refrões. “Uma das características mais impressionantes em atrizes que cantam é saber, como ninguém, transmitir emoções por meio de suas expressões cênicas e vocais. E, quando podem, usam isso ao seu favor”, comenta Tintel. “Ela canta com muita emoção. Não há problemas vocais, não existem letras básicas (como Prism, de Katy Perry) e as melodias são simples. Sem prepotências, como deve ser um disco de estreia de alguém que já é famoso”, finaliza Furtado.
 
A cantora no clipe da música 'Cannonball
 
Não perca os encontros de fãs, que vão acontecer pelo país:
 
05/04 – Sábado
 
Shopping Ibirapuera – SP – 15h
 
06/04 – Domingo
 
Boulevard Shopping – Belém – Pará – 14h
 
Salvador Shopping – Salvador – Bahia – 14h
 
13/04 – Domingo
 
Manauara Shopping – Manaus – Amazonas – 15h
 
 
Recomendamos para você