Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Lançamentos do segundo semestre no cinema é para todos os gostos

Por Edu Fernandes

Se depender da vontade das empresas cinematográficas, os amantes da sétima arte passarão muito tempo nas salas de cinema durante o segundo semestre de 2012. Acompanhe as datas previstas para os lançamentos dos filmes mais esperados.

Heróis julinos
As férias escolares começam com a volta do Homem-Aranha aos cinemas. No papel do “amigo da vizinhança”, sai Tobey Maguire e entra Andrew Garfield (Não Me Abandone Jamais). A namorada da vez não é mais Mary Jane (Kirsten Dunst), mas Gwen Stacey (Emma Stone, de Histórias Cruzadas). O Espetacular Homem-Aranha estreia dia 6 de julho, com direito a cópias em 3D.
O diretor brasileiro Walter Salles (Linha de Passe) comanda a adaptação de Na Estrada, livro de Jack Kerouac que é considerado a bíblia da geração beat. Alice Braga (O Ritual) e grandes astros estrangeiros estão no elenco do filme, que chega aos cinemas no dia 13 de julho.
Depois do pouco entusiasmado Carros 2, a Pixar prepara, para 27 de julho, uma nova história que deve voltar a emocionar seus fãs. Valente usa elementos do folclore escocês e explora paisagens cheias de mistério.
No mesmo dia está prevista a estreia de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, final da trilogia comandada por Christopher Nolan (A Origem). O cineasta já deu a entender que não voltará a trabalhar com o Homem-Morcego.
Agosto explosivo
 
Dia 10 de agosto é a data em que Robert Pattinson (A Saga Crepúsculo) mostra o resultado de sua parceria com o diretor David Cronenberg (Um Método Perigoso). Em Cosmópolis, ele interpreta um bilionário que passa longos períodos dentro de sua limusine, enquanto a violência se espalha pela cidade.
Sucesso de 1990, O Vingador do Futuro chega novamente aos cinemas em 17 de agosto. O astro Colin Farrell (A Hora do Espanto) vem ao Brasil divulgar a produção com trama futurista.
 
Robert Pattinson em Cosmópolis
Cena de O Vingador do Futuro

Conhecido por filmes de ação, Tom Cruise (Missão Impossível: Protocolo Fantasma) encara um novo desafio em 24 de agosto. Ele protagoniza o musical Rock of Ages, no qual canta músicas de sucesso dos anos 80.

Em 24 de agosto estreia a quarta aventura do espião Jason Bourne. Em O Legado Bourne, o protagonista não é mais vivido por Matt Damon. Em seu lugar foi escalado Jeremy Renner (Os Vingadores).
O mês de agosto fecha com uma grande seleção de astros de ação no dia 31. Além da coleção de nomes do filme anterior, o time de Os Mercenários 2 é reforçado por Chuck Norris (Perigo Mortal) e Jean-Claude Van-Damme (Olhos de Dragão).
Setembro sombrio
A franquia baseada em videogame chega a seu quinto capítulo. Em Resident Evil 5 – Retribuição, os zumbis continuam a ser uma ameaça a ser combatida por Alice, interpretada novamente por Milla Jovovich (Os Três Mosqueteiros). O filme tem sua estreia marcada para 14 de setembro.
Dredd se passa em um futuro distópico, em que policiais atuam também como juízes, jurados e executores. A adaptação de quadrinhos já foi protagonizada por Sylvester Stallone (1995) e, no lançamento do dia 21 de setembro, é vivida por Karl Urban (Padre).
Para aliviar o clima de setembro, no dia 21 chega ao circuito uma comédia à moda antiga. Os 3 Patetas inspira-se na estrutura dos curtas-metragens originais e traz Chris Diamantopoulos (24 Horas), Sean Hayes (Antes de Partir) e Will Sasso (How I Met Your Mother) como Moe, Larry e Curly, respectivamente.
 
Milla Jovovich interpreta Alice, em Resident Evil 5
Cena do filme Os 3 Patetas

Outubro tupiniquim

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos inspirou muitas pessoas e também um roteiro de cinema. Até que a Sorte Nos Separe usa os fundamentos do best-seller para contar uma história cômica. A estreia está marcada para 5 de outubro e traz Leandro Hassum (Muita Calma Nessa Hora) no elenco.
A vida de Renato Russo será contada na cinebiografia Somos Tão Jovens, com lançamento previsto para 12 de outubro. O líder do Legião Urbana é interpretado por Thiago Mendonça (2 Filhos de Francisco).
No dia 26, é a vez de uma das criações de Russo chegar aos cinemas. Faroeste Caboclo usa a letra da canção homônima como inspiração para uma história de amor e violência. No elenco, Ísis Valverde (Avenida Brasil), Fabrício Boliveira (Tropa de Elite 2) e Felipe Abib (180 Graus).
No mesmo dia, a música brasileira chega aos cinemas em outro título. Gonzaga – De Pai para Filho mostra a relação entre o sanfoneiro Luiz Gonzaga e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha. Breno Silveira (Era uma Vez) é o responsável pela direção.
 
Thiago Mendonça viverá Renato Russo em Somos tão Jovens
A música Faroeste Caboclo vira filme
Monstros e infiltrados em novembro
O terceiro filme em que Daniel Craig (Millennium) vive James Bond chega aos cinemas no dia 2 de novembro. 007 – Operação Skyfall deve ser a última oportunidade de ver o ator na pele do agente secreto.
Como em A Noiva Cadáver, Tim Burton traz seu visual sombrio para o mundo da animação mais uma vez no dia 2 de novembro. Baseado no roteiro de um curta-metragem de sua autoria, Frankenweenie acompanha um garoto que revive seu cachorro atropelado.
O triângulo amoroso sobrenatural chega ao final em A Saga Crepúsculo : Amanhecer – Parte 2, que chega aos cinemas em 14 de novembro. As adaptações dos romances de Stephenie Meyer costumam comover legiões de leitores.
Marcelo Adnet (As Aventuras de Agamenon, o Repórter) e Eduardo Sterblitch (Pânico) juntam forças na comédia Os Penetras. Seus personagens se conhecem ao invadirem juntos uma festa de Ano Novo no Rio de Janeiro.
 
Daniel Craig, em 007 – Operação Skyfall 
A nova produção de Tim Burton, Frankweenie
Dezembro de fantasia
Depois do sucesso da trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003), é hora de ver na tela do cinema como Bilbo Baggins (Martin Freeman, de Qual Seu Número?) conquistou a posse do Um Anel. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada também é dirigido por Peter Jackson e chega aos cinemas em 14 de dezembro.
O ano termina com Cloud Atlas, que traz seis histórias de seis períodos diferentes. O projeto ambicioso é protagonizado por Tom Hanks (Larry Crowne), que assina a direção ao lado dos Irmãos Wachowski (Speed Racer). Halle Berry (Noite de Ano Novo) é uma das estrelas do elenco.
 
 
Recomendamos para você