Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 20.07.2012 20.07.2012

Kingdom Hearts completa dez anos com lançamento de um novo jogo

Por Míriam de Souza
 
No mês de julho, o jogo 'Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance' estreou para o Nintendo 3DS nos Estados Unidos e na Europa (ainda não há previsão de lançamento no Brasil). O jogo, disponível no Japão desde março, é o sétimo da franquia Kingdom Hearts, que em 2012 atinge uma década de existência.
 
Só há motivos para comemorar: desde seu lançamento (março de 2002, no Japão, e setembro do mesmo ano, nos Estados Unidos), a série já vendeu mais de 17 milhões de cópias no mundo inteiro. Os jogos Kingdom Hearts estão em diversos consoles, como PlayStation 2, Game Boy Advance, Nintendo DS, PSP e até celulares.
 
A premissa da série é simples, porém inusitada: unir elementos da série de RPG Final Fantasy a personagens e cenários clássicos do universo da Disney.
 
Em entrevista ao portal de games IGN, o diretor da Square-Enix Tetsuya Nomura disse que a ideia para esta mistura surgiu quando o produtor da série, Shinji Hashimoto, conheceu um executivo da Disney no elevador de um prédio.
 
Nasceu assim Kingdom Hearts, que tem como principal personagem o garoto Sora. Ele vive em uma ilha com os amigos Kairi e Riku, até que o grupo é atacado por criaturas chamadas “heartless”.
 
Sora, personagem de Kingdom Hearts
 
Ao tentar resgatar os companheiros, Sora é transportado a outro mundo e encontra uma arma diferente: a keyblade. Elemento essencial no universo de Kingdom Hearts, ela é uma espada em formato de chave. Além de derrotar inimigos, a estranha ferramenta pode destrancar fechaduras, abrindo ou fechando portais entre universos diferentes.
 
Apesar de conter referências a Final Fantasy, que usa o sistema tradicional de RPG, Kingdom Hearts tem elementos de ação, misturando golpes da keyblade ao uso de magias e aquisição de experiência ao derrotar inimigos. Em sua aventura, Sora conta com a companhia de dois famosos personagens: Pateta e Pato Donald. No jogo, eles são guerreiros a serviço do rei Mickey Mouse, que desapareceu enquanto combatia os heartless.
 
Sora, Donald e Pateta viajam entre mundos combatendo monstros e procurando respostas. Parte destes mundos é diretamente baseada em filmes da Disney, como Aladdin, Tarzan, A Bela e a Fera e O Estranho Mundo de Jack. Enquanto está em um dos universos paralelos, o jogador pode usar personagens destas histórias em sua equipe.
Em 'Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance', existem dois personagens principais: Sora e Riku. Eles devem passar por sete mundos adormecidos e, com suas keyblades, acordá-los.
 
Esta é a condição para que eles passem em um teste para aprimorar suas habilidades e derrotar Xehanort, principal vilão da série. Entre os mundos visitados, estão os cenários de O Corcunda de Notre-Dame, Pinóquio e Fantasia.
No jogo, o rei Mickey Mouse desaparece enquanto combatia os heartless
 
O sistema Drop, que aparece pela primeira vez na franquia, faz com que o jogador alterne entre os protagonistas, acompanhando duas histórias paralelas. Enquanto Sora está na tela, por exemplo, uma barra de energia se esvazia. Quando ela chega ao fim, não importa em que ponto da jogada, o personagem central passa a ser Riku, e vice-versa.
 
Outra novidade é o sistema Flowmotion, que promete trazer muito mais agilidade nos combates dentro de jogo. Ele permite que os personagens utilizem o cenário como apoio para correr, pular e se desviar de inimigos, além de executar novas combinações de ataques.
 
Cena de 'Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance'
 
'Dream Drop Distance' é a continuação direta de 'Kingdom Hearts Re:coded', lançado em 2010 para o Nintendo DS. Apesar de ainda conter elementos de 'Final Fantasy' e Disney, alguns deles aparecem com menor importância do que em games anteriores da série. Isto acontece devido à própria história de Kingdom Hearts ter se tornado mais complexa e adquirido mais fãs. Nestes dez anos, a série deixou de ser apenas a mistura de duas franquias de sucesso, mas se tornou um novo e popular segmento da indústria de games.
 
 
Recomendamos para você