Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Keira Knightley volta a histórias contemporâneas com ‘Apenas Uma Noite’

Por Edu Fernandes
 
Quando se pensa na carreira de Keira Knightley no cinema, a primeira imagem que vem à cabeça é a da atriz com longos vestidos, uma vez que grande parte da sua carreira foi construída com participações em filmes de época.
 
No dia 15 de junho, as salas de cinema brasileiras recebem Apenas Uma Noite, história contemporânea estrelada por Keira.
 
Ela interpreta Joanna, uma mulher casada que vai passar 24 horas afastada do seu marido, Michael (Sam Worthington, de Avatar).
 
Nesse período, ela cruza com um ex-namorado (Guillaume Canet, de A Praia) nas ruas de Nova York e fica tentada a relembrar os momentos de amor que teve com ele na França.
 
Além da provação, há outra preocupação na mente de Joanna: a razão da distância de Michael é que ele tem uma viagem de negócios ao lado de uma atraente colega de trabalho (Eva Mendes, de Hitch – Conselheiro Amoroso).
 
Massy Tadjedin, diretora de Apenas Uma Noite, falou ao SaraivaConteúdo sobre essa característica da carreira da atriz. “Keira normalmente é escolhida para produções de época, mas ela é uma atriz moderna e acessível”, afirmou.
 
A própria Knightley já explicou a aparente repetição de papéis. “Sempre há muito menos papéis bons para atrizes do que para atores”, falou ao site CinemaBlend. “A maioria dos que eu li simplesmente estão em filmes de época”
 
Apenas Uma Noite é o primeiro longa claramente contemporâneo com Keira Knightley a estrear no Brasil desde 2005, quando a britânica interpretou o personagem-título de Domino – A Caçadora de Recompensas.
 
Nesse meio tempo até entrou em cartaz Não Me Abandone Jamais, mas a história dramática com ares de ficção científica é atemporal.
Keira passou por uma transformação para o filme Domino – A Caçadora de Recompensas
 
Começo precoce
Com 27 anos de idade, Keira já tem um longa carreira. Filha do ator Will Knightley e da roteirista Sharmoan Macdonald, a atriz pediu para ter um agente profissional quando tinha apenas 3 anos de idade. Os pais a fizeram esperar por seis anos para que ela começasse a realizar pequenos trabalhos na televisão.
 
Seu primeiro papel de destaque já envolvia figurinos elaborados, mas não era em um trabalho de tempos antigos.
 
Em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), Knightley foi escalada no papel de Sabé por ser muito parecida com Natalie Portman (Cisne Negro), que na fita interpreta a Rainha Amidala.
 
Sabé serve como dublê da monarca, e as próprias mães das atrizes não conseguiam diferenciar as duas depois de maquiadas.
 
Desde então, Keira fez alguns papéis em tramas atuais, como Simplesmente Amor (2003), mas seus trabalhos de época foram mais marcantes.
O vestido verde usado em Desejo em Reparação é considerado uma das mais belas peças de figurino
 
Foi por Orgulho e Preconceito (2005) que ela foi indicada ao Oscar. Por Desejo e Reparação (2007) recebeu indicação ao Bafta, o Oscar britânico. Por ambas as atuações, Keira também concorreu ao Globo de Ouro.
 
Na lista de filmes com temática que envolve o passado, há a participação na bilionária franquia Piratas do Caribe (2003 a 2007), a aventura Rei Arthur (2004), os dramas Silk (2007) e Amor Extremo (2008) – escrito por sua mãe –, e o histórico A Duqueza (2008).
 
Isso porque ela recusou um papel em A Outra (2008), no qual voltaria a contracenar com Natalie Portman – o personagem ficou com Scarlett Johansson (Match Point).
 
No futuro, Keira ainda terá pela frente mais uma protagonista em filme de época, no papel-título de Anna Karenina, adaptação do romance de Tolstoy. 
 
“Será totalmente diferente”, garante a atriz à Interview Magazine. “É uma versão muito, muito estilizada, e ela é uma personagem difícil”. O filme está agendado para estrear no Reino Unido em 7 de setembro, mas no Brasil só deve chegar em 2013.
Keira contracena com Aaron Johnson em Anna Karenina
 
 
Antes disso, os brasileiros poderão ver Knightley em uma comédia. Estrelada por Steve Carrell (Amor a Toda Prova), Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo deve estrear em 24 de agosto. Sobre o filme, ela disse: “Foi minha tentativa de fazer algo um pouco mais leve, já que meu trabalho parece cada vez mais sombrio”.
 
Assista ao trailer de Apenas Uma Noite:
 
 
Recomendamos para você