Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Sem categoria 19.11.2014 19.11.2014

Jogos Vorazes: chegadas e despedidas nos Distritos

Por Edu Fernandes
 
A guerra dos Distritos contra a Capital esquenta em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (Paris) enquanto o terreno do desfecho é preparado. O filme que chega aos cinemas brasileiros em 19 de novembro tem novos personagens interpretados por atores de renome.

Depois dos acontecimentos de Jogos Vorazes: Em Chamas (Paris), Katniss (Jennifer Lawrence, de Trapaça) é acolhida no Distrito 13, uma área tida como abandonada. O local abriga militares que planejam uma guerra para acabar com a opressão da elite que vive na Capital, e a Garota em Chamas é o símbolo que eles esperavam para encorajar a população a se rebelar.

O Distrito 13 é comandado pela Presidente Coin, vivida por Julianne Moore. A atriz tem em seu currículo uma série de papéis marcantes, entre eles a protagonista de Longe do Paraíso (Universal), pelo qual foi indicada ao Oscar pela última vez. Não é a primeira vez que Moore entra no time de uma sequência: em 2000, ela participou de Hannibal (Universal), sequência de O Silêncio dos Inocentes (Fox).

Entre os homens de confiança de Coin está Coronel Boggs, líder das investidas armadas contra a Capital. O personagem é vivido por Mahershala Ali, que coleciona papéis em seriados televisivos de sucesso. Seu trabalho de destaque mais recente foi em House of Cards (Sony), mas ele esteve em cena em The 4400 (Paramount), e Alphas (Universal).
 
Mahershala Ali interpreta Boggs

Quem também vem da TV é Natalie Dormer, que vive Cressida em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1. Ela é responsável pela equipe de filmagem que acompanha Katniss em suas batalhas. Os registros em vídeo feitos por eles são transformados em material de propaganda que estimula as forças rebeldes nos Distritos.

Natalie Dormer é mais conhecida por interpretar Margaery Tyrell em Game of Thrones (Warner), mas também esteve no seriado Elementary (Universal). A equipe de Cressida ainda traz Castor (Wes Chatham, de O Garoto de Ouro), Pollux (Elden Henson, de Jobs) e Messala (Evan Ross, de Jeff e as Armações do Destino).

 
Cressida cuida das gravações em vídeo
 
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 tem cenas e batalhas explosivas que fazem paralelo com a guerra midiática travada pela propaganda rebelde contra os programas da televisão da Capital. Neles, Caesar (Stanley Tucci, de O Diabo Veste Prada) entrevista Peeta (Josh Hutcherson, de Minhas Mães e Meu Pai) e prega o fim da revolução. O parceiro de jogos de Katniss é mantido refém junto com outros Vitoriosos.

Quando o tema central de um filme é a guerra, baixas podem ser esperadas. Para não estragar a experiência de assistir ao longa, abordemos apenas a perda que o elenco de Jogos Vorazes teve fora das telas.

 
Plutarch organiza a campanha rebelde

Em seus créditos finais, o filme presta uma homenagem a Philip Seymour Hoffman (O Mestre). O ator vive Plutarch Heavensbee, um dos articuladores da revolução. Ele morreu em fevereiro, antes de completar sua participação na franquia. Apesar de algumas cenas reescritas para substituir o personagem, Hoffman ainda poderá ser visto em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2 (Paris), que tem estreia agendada para novembro de 2015.

Veja o trailer de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

 

 
 
 
Recomendamos para você