Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 16.03.2012 16.03.2012

Jogos Vorazes: a série está cheia de novidades

Por Danielle Motta
 
Depois de todos os livros da saga Harry Potter já terem a sua versão nas telonas e de Crepúsculo caminhar para a última produção no cinema, o público jovem estava ansioso por novidades. A boa notícia é que elas chegaram: Jogos Vorazes é o fenômeno da vez entre a garotada.
 
Traduzido para mais de 30 idiomas, a receita do sucesso juvenil da autora Suzanne Collins tem ingredientes semelhantes aos dos outros dois.
 
Primeiro foi lançada a série literária – nesse caso, uma trilogia –, para, em seguida, a história ser contada em filmes. Jogos Vorazes e Em Chamas ganharão, cada um, a sua “tradução” cinematográfica.
 
Por ser o último, A Esperança, a exemplo de Harry Potter e as Relíquias da Morte e Amanhecer, será dividido em dois longas-metragens – portanto, fãs, serão quatro produções, e a primeira está prevista para ainda este mês.
 
No dia 23 de março chega às salas de cinema Jogos Vorazes, que narra a luta cruel entre adolescentes de 12 a 18 anos, até que apenas um sobrevivente permaneça.
 
Como não poderia deixar de ser, há uma “pitadinha” de romance no ar. A garota Katniss Everdeen, que decide participar do embate para defender a irmã mais nova, se vê envolvida com dois amigos – Peeta, que declara seu amor por ela dentro da arena, e Galé, um antigo amigo que acompanha toda a disputa, transmitida ao vivo para a população de Panem.
 
A atriz eleita para interpretar Katniss Everdeen é Jennifer Lawrence, que já esteve em Inverno da Alma e X-Men: Primeira Classe.
 
Peeta será vivido pelo ainda não muito famoso Josh Hutcherson, enquanto Liam Hemsworth, o galã de A Última Música, promete arrancar suspiros das meninas na pele de Galé.
 
O cantor Lenny Kravitz também integra o elenco. Ele fará Cinna, amigo confidente de Katniss e responsável por criar os figurinos da jovem lutadora.
Para garantir o máximo de fidelidade ao que é apresentado nas páginas da obra, o roteiro de Jogos Vorazes foi escrito pela própria escritora.
Katniss Everdeen e Liam Hemsworth em cena de Jogos Vorazes
 
Neste mês a Rocco Jovens Leitores também disponibiliza um box comemorativo com os três best-sellers. Uma edição limitada vai trazer uma réplica do broche de tordo, o símbolo da série.E tem mais: na mesma data estará disponível a versão e-book dos títulos.
 
A editora prepara, ainda, ações nas redes sociais, com criação de fan pages, concursos culturais e distribuição de brindes, além de encontros entre fãs em todo o país. Para quem espera por outras novidades, fica o aviso: o roteiro de Em Chamas já está em produção. O segundo filme deve estrear só em novembro de 2013. Se você não leu o livro, vai ter tempo!
 
VOCÊ SABIA QUE…
 
 
  •  Ao fazer o teste para a personagem Katniss Everdeen, a atriz contou com a ajuda de sua mãe, que sujou uma roupa inteirinha com lama para Jennifer Lawrence usar no dia da seleção. Depois de ganhar o papel, a atriz ainda teve de emagrecer, pintar os cabelos de castanho e colocar lentes.
  •  As cenas de Jogos Vorazes foram filmadas em 84 dias. As gravações aconteceram nas montanhas da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
  •  Segundo palavras da escritora Suzanne Collins, a trilogia faz referência à história romana. “Presto homenagem, em versão atualizada, aos jogos de gladiadores romanos. A própria palavra Panem vem da expressão latina “Panem et Circenses”, que se traduz por ‘Pão e Circo’”.
  • No início, Jogos Vorazes não foi planejado para ser uma trilogia. “Somente depois que pensei na trama toda, até o final do primeiro livro, eu me dei conta de que não teria como concluí-la em apenas um título”, confessou Collins.
  •  A ideia central da série surgiu por acaso, quando a autora “zapeava” entre canais de TV com reality show de competição entre jovens e cobertura real de guerra. Como estava cansada, ela acabou confundindo as atrações, que se misturaram em sua mente.

 

Recomendamos para você