Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 22.09.2011 22.09.2011

JJ Abrams traz novo mistério à TV americana; veja outros projetos do diretor

Por Andréia Silva
O nome de J.J. Abrams já se tornou sinônimo de mistério. E é novamente neste gênero que o escritor, diretor e roteirista aposta na série que estreia nesta quinta-feira na TV americana, Persons of Interest. Com produção de Abrams, o novo seriado é dirigido por Jonathan Nolan, irmão de Christopher Nolan. No Brasil, a série estreia em outubro na Warner.
 
Persons of Interest conta a história de Reese (Jim Cavizel) e um ex-agente da CIA que as pessoas julgavam estar morto. Ele vai se aliar ao bilionário Finch (Michael Emerson, o Benjamin Linus de Lost) no trabalho de prevenir crimes em Nova York.
 
Das estréias, esse novo trabalho de Abrams é das mais aguardados. As produções de Abrams têm uma lógica de que qualquer episódio perdido faz o espectador se perder na história, o que explica a fidelidade com que os fãs se dedicam.
Depois de emprestar sua assinatura a séries como Felicity e Alias, o diretor viu seu nome virar grife ao lançar Lost, um dos seriados de maior sucesso dos últimos anos que durou seis temporadas. Na sequência, emplacou Fringe, que caminha para o seu quarto ano.
Abrams teve seu momento “menos criativo” com Undercovers, uma série de suspense no estilo de Alias, mas também com espaço para o humor, e que trazia como protagonistas um casal de detetives. A baixa popularidade a tirou do ar. Abrams chegou a dizer que queria fazer algo mais simples, frívolo e cômico, mas que talvez tenha exagerado na simplicidade.
Nos cinemas, suas escolhas não escondem: gosta de projetos milionários e até blockbusters, por que não? Você vai encontrar o nome de Abrams em filmes como Armageddon (roteirista), Missão Impossível 3 (co-roteirista e diretor), e ainda em Cloverfield e Star Trek. Seu mais recente filme foi Super8, que chegou ao topo da bilheteria americana, no qual contou com a produção executiva de Steven Spielberg.
Para 2012, ele já prepara duas novas produções: no cinema, vai rodar a continuação de Star Trek 2, enquanto na TV, se prepara para lançar a série Alcatraz (assista ao trailer abaixo). A trama, com roteiro de Elizabeth Sarnoth, gira em torno do reaparecimento de guardas que haviam sumido da prisão de segurança de Alcatraz em 1960. As filmagens acontecem em Vancouver e na baía de São Francisco, onde está localizada a prisão.
Além do sucesso, Lost rendeu boas parcerias a Abrams. O ator Jorge Garcia (o Hurley) foi escalado para Alcatraz, enquanto o mesmo Michael Emerson, ao lado de Terry O’Quinn (que interpretava Locke) devem protagonizar Odd Jobs, mais uma série guardada na gaveta de mistérios de Abrams. Esse, aliás, é outro segredo do sucesso de Abrams: sempre trabalhar com parceiros de projetos anteriores.
Odd Jobs foi fechada com a NBC, mas só deve estrear na próxima leva de novas temporada, devido à agenda lotada de Abrams. A série traz dois ex-agentes como protagonistas e que, aposentados, se dedicam a missões “especiais” no tempo livre.
O último projeto de Abrams de que se tem notícia é Pulp, baseado no roteiro de Alison Schapker e Monica Breen, parceiras do diretor em Alias, Lost e Fringe. A nova produção não tem data de estreia. Mas não se surpreenda se mais um filme ou série com o nome de Abrams aparecer em breve. Afinal, nunca se sabe o que o incansável J.J. Abrams guarda gaveta de mistérios.
 
Recomendamos para você