Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 16.06.2014 16.06.2014

Jake Gyllenhaal protagoniza filme inspirado na obra de Saramago

Por Andréia Martins
Depois de A Jangada de Pedra, Ensaio Sobre a Cegueira e Objecto Quase, agora é a vez de Homem Duplicado, outro livro do autor português José Saramago, ir parar no cinema.
Homem Duplicado (Enemy, no título original) é uma parceria entre Canadá e Espanha e tem direção de Denis Villeneuve, conhecido por dirigir Incêndios, de 2010, e Os Suspeitos, elogiado suspense com Hugh Jackman e Jack Gyllenhaal no elenco, filmado antes da adaptação da obra de Saramago.
Na nova trama, Gyllenhaal interpreta o professor universitário Adam Bell, que, afogado em sua rotina e casamento entediantes, descobre que tem um sósia ao assistir a um filme. O ator é idêntico a ele. O professor decide então perseguir esse homem, Anthony Clair, começando uma história que envolve sexo, mentiras, tensão e a busca de um homem por sua identidade. Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini também estão no elenco.
O livro foi publicado em 2002, mas Villeneuve não teve a mesma sorte de outros diretores que fizeram filmes das obras de Saramago com o escritor ainda vivo. Em 2010, Villeneuve tinha um roteiro da produção em mãos e queria, ao lado do roteirista Javier Gullón, tirar algumas dúvidas com o português, como entender melhor o papel opressor da sociedade na obra. Ele chegou a enviar as perguntas a um dos assessores do autor, mas, no dia seguinte, ligou o computador e viu a notícia da morte de Saramago.
“Queria que o espectador se fizesse as mesmas perguntas que me fiz quando li o livro”, disse Villeneuve, que contou o caso durante o lançamento mundial do longa, em março, em Madri (Espanha). Em Portugal e no Brasil, o filme estreia nesta quinta, 19. Sem as respostas para as dúvidas, o jeito foi “lançar-se ao vazio”, declarou o diretor.
Segundo a viúva de Saramago, Pilar del Rio, o escritor aprovou a adaptação da sua obra, embora não fosse muito fã de fazer filmes baseados em livros, e que sua única condição era que a produção "fosse uma adaptação totalmente livre" da publicação. Ela também não poupou elogios à atuação de Gyllenhaal, a qual chamou de “magistral”.
 
Denis Villeneuve e Jack Gyllenhaal no set de filmagem
No longa, Gyllenhaal entra para o time de atores que tiveram que se desdobrar em dois para uma filmagem, como já aconteceu com Edward Norton (Irmãos de Sangue), Nicolas Cage (Adaptação), Leonardo DiCaprio (O Homem da Máscara de Ferro), entre outros.
Os homens idênticos do filme têm a mesma aparência, embora o ator tenha sugerido diferenciá-los. Villeneuve não abriu mão da semelhança por acreditar que, dessa forma, o impacto da cena em que os dois se veem pela primeira vez seria mais forte.
Ao comentar sobre a adaptação, o ator declarou que aceitou o papel por gostar da história, que, segundo ele, fala sobre “a luta de um homem com sua intimidade, sexualidade e para ser fiel em todas as suas relações”.
Nos Estados Unidos, a última cena do filme deu o que falar, com algumas publicações classificando-a de “a cena final mais assustadora dos últimos tempos”.
O próximo livro do escritor português que chega às telonas é O Evangelho Segundo Jesus Cristo, publicado em 1991. O longa será dirigido pelo também português Miguel Gonçalves Mendes, que realizou o documentário José & Pilar.
SARAMAGO E O CINEMA
Adaptações: o livro A Jangada de Pedra (1986) foi adaptado para o cinema em 2000, pelo holandês George Sluizer. Em 2008 foi a vez de Ensaio Sobre a Cegueira (1995), levado aos cinemas pelo brasileiro Fernando Meirelles. Um dos contos da obra Objecto Quase inspirou o filme Embargo (2011), do diretor Antonio Ferrera.
Documentários: Saramago participou e foi tema de documentários. Como entrevistado, ele deixou depoimentos em produções como Janela da Alma (2001), de João Jardim e Walter Carvalho, e Palavras Verdadeiras (2004), de Ricardo Casas. Ele mesmo foi tema de um filme, José & Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, que mostra o cotidiano do escritor e da mulher.
 
Assista ao trailer do filme:
 
 
 
 
Recomendamos para você