Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 03.06.2013 03.06.2013

Irmãos Mario: 30 anos, 30 jogos – Parte 2

Por Miriam Castro
PAPER MARIO (2000)
O cenário é tridimensional, mas os personagens em primeiro plano são achatados, como recortes em papel. Além dos gráficos inovadores, Paper Mario combina elementos de RPG à jogabilidade clássica da franquia. Mario e Luigi são convidados por Peach a uma festa. Quando chegam ao castelo, Bowser sequestra a princesa, que tem que ser resgatada.
LUIGI’S MANSION (2001)
Segundo game que Luigi protagoniza. Ele, que morre de medo de fantasmas, tem que explorar uma mansão assombrada para salvar Mario, que foi preso em um retrato pelo vilão, King Boo.
MARIO & LUIGI: SUPERSTAR SAGA (2003)
Conhecido no Japão como Mario & Luigi RPG, foi lançado para o Game Boy Advance. O vilão do game não é Bowser, mas a bruxa Cackletta – o tradicional vilão dos games até ajuda os encanadores em alguns momentos da história.
A intenção original da Nintendo era fazer um game com modo cooperativo. Mario ficaria de um lado da tela, Luigi de outro, e cada um começaria em um ponto diferente do castelo. Não deu certo, e a primeira versão do game, lançada em 1996, não tinha Luigi como personagem jogável. Isso deixou os fãs tão intrigados que surgiram diversos boatos sobre códigos secretos para destravar o “Mario verde”. O site de games IGN chegou até a oferecer 100 dólares para quem provasse que o irmão menos famoso era realmente um segredo do game. Quando fez o remake do jogo para Nintendo DS, a empresa japonesa compensou o problema e tornou Luigi um dos protagonistas.
No remake para Nintendo DS de Super Mario 64, Luigi é um dos personagens jogáveis
MARIO & LUIGI: PARTNERS IN TIME (2005)
Neste jogo de RPG para Nintendo DS, os irmãos viajam no tempo para salvar Peach, que foi raptada pelos cogumelos Shroob. No passado, encontram Baby Mario e Baby Luigi, que os ajudam na aventura.
Até que os irmãos Mario demoraram para entrar no mundo do futebol. No jogo para Gamecube, a pelada é misturada a poderes especiais. Os ataques mágicos de Mario e Luigi, por exemplo, os transformam em gigantes.
Baby Luigi é novamente sequestrado por Kamek, e os Yoshis têm que resgatá-lo. Para isso, recebem ajuda das versões bebê de Mario, Peach, Donkey Kong, Wario e até mesmo Bowser.
Nenhum game tradicional do Mario era lançado desde 2002, com plataformas e rolagem horizontal da tela. Por isso, a Nintendo repaginou o estilo que consagrou o encanador e lançou este game para o Nintendo DS. Para jogar com Luigi, é preciso segurar os botões L e R enquanto o novo jogo é criado.
O game se passa no espaço. Mario e Luigi viajam por galáxias para conseguir estrelas. Determinadas fases ficam mais fáceis ou mais difíceis quando o jogador escolhe Luigi, já que o personagem tem pulos mais altos.
Luigi já tinha aparecido no game anterior, Mario Superstar Baseball. Mas era apenas uma alternativa a Mario como capitão. Em Mario Super Sluggers, Luigi ganha seu próprio time. Junto com Daisy e Bowser Jr., ele é o único capitão secundário a ter um estádio com seu nome: Luigi’s Mansion.
Mesmo que na foto pareça desastrado, Luigi consegue ser um bom jogador de beisebol
MARIO & LUIGI: BOWSER’S INSIDE STORY (2009)
Querida, encolhi os protagonistas! Mario e Luigi diminuem de tamanho e são inalados por Bowser. De dentro do corpo do rival, têm que ajudá-lo a derrotar Fawful, vilão que quer dominar o Mushroom Kingdom.
Primeiro game de Mario do Nintendo 3DS. Derrotar o castelo S1 destrava Luigi como personagem jogável. O título combina a jogabilidade tradicional de games de plataforma, como fases contínuas, a recursos mais modernos, como movimentação em 3D.
Luigi volta a enfrentar seu medo de fantasmas neste game para Nintendo 3DS. Desta vez, ele deve recuperar os pedaços de um artefato chamado Dark Moon para salvar Mario de King Boo.
NEW SUPER LUIGI U (2013)
Com previsão de lançamento em 20 de junho, como um DLC de New Super Mario Bros. U, e em agosto nas lojas. O game é baseado em New Super Mario Bros., mas tem o irmão menos conhecido como protagonista.
MARIO & LUIGI: DREAM TEAM (2013)
O game para 3DS, que será lançado em agosto deste ano, volta a mostrar as aventuras dos irmãos Mario no formato RPG. Desta vez, Mario pode invadir os sonhos de Luigi, onde é acompanhado pelo personagem Dreamy Luigi.
Capa do game New Super Luigi U, que será lançado em comemoração ao 30º ano do personagem
Recomendamos para você