Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 29.05.2013 29.05.2013

Irmãos Mario: 30 anos, 30 jogos – Parte 1

Por Míriam de Souza
Parece que foi ontem, mas já faz 30 anos que os irmãos Mario existem. Mario Mario surgiu um pouco antes, em 1981. Com o tremendo sucesso que fez em Donkey Kong, o personagem foi escalado para estrelar seu próprio jogo. Assim, surgiu Luigi Mario, seu irmão gêmeo, porém mais novo. Os irmãos, ambos encanadores, já estrelaram diversos jogos. Separamos aqui 30 deles.
MARIO BROS. (1983)
Não dava para começar com outro jogo. Mario Bros. inaugurou a parceria de Mario e Luigi. Era preciso criar um modo multiplayer, e a solução para isso foi usar o sprite (imagem de um personagem no jogo) de Mario com as cores trocadas. Enquanto Mario usava macacão azul e camisa vermelha, seu irmão tinha um macacão verde. Os gêmeos tinham que eliminar os monstros dos esgotos de Nova York.
SUPER MARIO BROS. (1985)
Agora, Mario não estava mais em Nova York. Sua missão era salvar o Mushroom Kingdom e resgatar a princesa Toadstool das mãos de Bowser. Luigi só era acessível no modo multiplayer, mas isso foi corrigido na versão Super Mario Bros Deluxe, lançada para Game Boy Color em 1999. Para escolher a versão verde de Mario, bastava apertar o botão “Select”.
WRECKING CREW (1985)
Mas os irmãos não eram encanadores? Pois é… Nos anos 1980, ou as coisas ainda não estavam muito bem definidas, ou Mario e Luigi precisaram fazer bicos em outras profissões. Neste game de NES, os dois trabalham em uma demolidora e têm que martelar objetos até destrui-los. E, por incrível que pareça, nenhum dos dois tem a tradicional habilidade de pular.
Mario e Luigi viram demolidores em Wrecking Crew
SUPER MARIO BROS.: THE LOST LEVELS (1986)
No Japão, este jogo se chamava simplesmente Super Mario Bros. 2. Só que ele foi considerado muito difícil para o público ocidental e, por muito tempo, foi lançado apenas na terra do Sol nascente.
SUPER MARIO BROS. 2 (1987)
Se o Super Mario Bros. 2 japonês não tinha sido lançado nos Estados Unidos, era preciso ter um substituto. Por isso, a Nintendo adaptou um jogo chamado Yume Koujou: Doki Doki Panic, trocando os sprites dos personagens pelos da série Mario. É possível controlar Mario, Luigi, Peach ou Toad. Por mais estranho que pareça, este jogo trouxe características que permaneceram nos games posteriores. Por exemplo, Luigi deixou de ter o mesmo sprite de Mario e tornou-se mais alto. Em alguns games, o “Mario verde” tem o pulo mais alto de todos. Isso tudo veio do game improvisado.
Em Super Mario Bros. 2, Luigi ganhou pela primeira vez a aparência esguia
SUPER MARIO BROS. 3 (1988)
Mario e Luigi têm que passar por sete diferentes reinos e enfrentar os filhos de Bowser, chamados de Koopalings. Neste jogo, estrearam alguns itens conhecidos dos jogadores, como a Tanooki Suit, que dá poderes de voo, ou a Frog Suit, que facilita movimentos dentro d’água.
NES OPEN TOURNAMENT GOLF (1991)
Também chamado de Mario Open Golf no Japão, o jogo de NES coloca Mario e Luigi em um campeonato de golfe. Eles tinham, respectivamente, Peach e Daisy como caddies. O game também tinha a participação de Donkey Kong.
MARIO IS MISSING (1992)
Foi o primeiro game com Luigi como protagonista. Mario, Luigi e Yoshi vão ao castelo de Bowser para impedi-lo de executar um plano de derreter o gelo da Antártida e inundar o mundo. O irmão fica com medo de entrar na fortaleza, então Mario vai sozinho e é sequestrado. O encanador de boina verde tem que ir de cidade em cidade, usando pistas para adivinhar em que país seu irmão foi parar. É um game educacional no estilo Carmen Sandiego, lançado para Nintendo Entertainment System (NES) e PC.
SUPER MARIO KART (1992)
Oito personagens disputam corridas: Mario, Luigi, Peach, Bowser, Yoshi, Toad, Donkey Kong Jr. e Koopa Troopa. Os irmãos Mario são balanceados: têm desempenho médio em todos os critérios de corrida.
Tanto Luigi como Mario têm qualidades balanceadas nas corridas de Super Mario Kart
SUPER MARIO WORLD 2: YOSHI’S ISLAND (1995)
Uma cegonha carrega dois bebês pelo céu. Sim, são os irmãos Mario e Luigi. Mas o malvado Kamek tenta sequestrá-los, e Mario acaba caindo em uma ilha chamada Yoshi’s Island. Os dinossauros Yoshi encontram Baby Mario e o ajudam a resgatar o irmão.
Os dinossaurinhos Yoshi têm que resgatar Baby Luigi, que foi sequestrado
SUPER MARIO RPG: LEGEND OF THE SEVEN STARS (1996)
Primeiro jogo de RPG com os amigos de Mario. Embora imagens de divulgação do game mostrassem Luigi em algumas cenas como se ele fosse um personagem jogável, ele não pode ser controlado. Em um momento do jogo, Luigi faz um desejo: quer ser um grande encanador, assim como o irmão.
MARIO PARTY (1998)
O jogador pode escolher entre Mario, Luigi, Peach, Wario, Donkey Kong ou Yoshi. Uma espécie de jogo de tabuleiro é percorrida pelos personagens, e os jogadores têm que resolver minigames em turnos. Ganha quem conseguir mais estrelas ao fim desses turnos.
THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME (1998)
O jogo não é da série Mario, mas também foi criado por Shigeru Miyamoto. Ele fez questão de colocar os personagens Mario, Luigi, Yoshi, Peach e Bowser escondidos nas aventuras de Link. Para encontrá-los é só ir ao Hyrule Castle – atrás das janelas, há retratos dos cinco.
SUPER SMASH BROS. (1999)
Um estúdio subordinado à Nintendo começou a desenvolver um game de luta genérico. Para testar os movimentos, colocaram em meio às batalhas personagens famosos dos games japoneses. No fim, a Nintendo gostou da ideia e Super Smash Bros. foi lançado para o Nintendo 64. Mario, Kirby, Pikachu e Link competem para ver quem é o melhor lutador. Luigi é um personagem que pode ser destravado ao se atingir certos objetivos no game. Seus movimentos são semelhantes aos do irmão.
MARIO TENNIS (2000)
É a primeira aparição de Waluigi, rival de Luigi, assim como Wario é em relação a Mario. Dá para jogar tênis com Mario, Luigi, Wario, Daisy, Shy Guy, Birdo e Donkey Kong. Além da versão de Nintendo 64, foi feita uma para Game Boy Color.
Os principais personagens da série se reúnem para alguns sets em Mario Tennis
[+] Leia mais
Recomendamos para você