Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

‘Interestelar’: As marcas de Nolan

Por Edu Fernandes
 
Alguns diretores de cinema conseguem equilibrar um apelo popular com elementos autorais em seus filmes. Interestelar (Warner) entra em cartaz em 5 de novembro e mostra que Christopher Nolan é um desses cineastas.
O longa se passa no futuro, quando a humanidade precisou abandonar a exploração espacial para cuidar de problemas domésticos mais sérios. Pragas acabaram com as safras e todo talento humano está investido no campo para evitar que se passe fome. Cooper (Matthew McConaughey, de O Lobo de Wall Street) era um piloto de aeronaves que teve de virar fazendeiro nessa nova ordem mundial.
As frustrações profissionais de Cooper acabam quando ele misteriosamente descobre a sede da NASA, que agora opera de maneira confidencial. Lá, ele encontra o cientista Brand (Michael Cane, de Truque de Mestre), que lhe conta que a luta contra as pragas agrícolas é uma causa perdida. A única esperança da humanidade é encontrar outro planeta para habitar, e a nova missão de Cooper é comandar uma tripulação para avaliar alguns desses candidatos.
O roteiro de Interestelar foi mais uma colaboração entre os irmãos Nolan e usa conceitos de teorias científicas modernas. Por isso, um dos dramas de Cooper é que, ao aceitar a missão, ele corre o risco de nunca mais ver os filhos – um problema partilhado com o protagonista (Leonardo DiCaprio) de A Origem (Warner). Além de a viagem espacial ser longa, o tempo passa de maneira diferente para ele e para quem fica na Terra.

Protagonistas do filme Interestelar
A questão da cronologia é um tema recorrente na obra de Nolan. Em Amnésia (Paris), o protagonista (Guy Pearce) não sabe há quanto tempo persegue o assassino de sua esposa (Jorja Fox). Em A Origem, cada camada do mundo dos sonhos tem uma passagem de tempo diferente.
O elenco é mais um ponto no qual Christopher deixa sua marca. Interestelar é seu sexto trabalho em parceria com Michael Cane. Outro nome acostumado com o diretor é Anne Hathaway (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge), que faz o papel da filha do Professor Brand, uma cientista integrante da tripulação da nave.

Viagem especial é tema do filme Interestelar
Com uma história repleta de conceitos científicos, Interestelar tem momentos de compreensão trabalhosa. Por outro lado, a faceta emotiva do filme é evidente por causa da trilha musical, responsável por evidenciar as sensações que cada cena exige do espectador. A música foi composta por Hans Zimmer, na quinta colaboração com Nolan, que se iniciou em Batman Begins (Warner).
A novidade na produção mais recente de Christopher é um flerte com o documentário. Há depoimentos de personagens que falam diretamente para a câmera. Suas falas servem para apresentar ao público os acontecimentos que levaram o mundo à sua situação atual.
Depois de Interestelar, os fãs do diretor podem apostar que no futuro de sua carreira há mais filmes com temas desafiadores, mas defendidos com as mesmas ferramentas que Nolan domina.
Veja o trailer de Interestelar:
 

 
 
Recomendamos para você