Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 20.10.2009 20.10.2009

INSTITUTO MOREIRA SALLES

O site do Instituto Moreira Salles disponibiliza o acervo digital de artistas de diferentes áreas: música, cinema, literatura e artes plásticas.

O acervo de Fotografia possiu mais de 550 mil imagens de Carlos Malta à Marc Ferrez. E, ainda, muitas coleções importantes como, por exemplo, a Coleção Pedro Corrêa do Lago.

Já a Biblioteca possui um acervo de 400 mil títulos de escritores mais representativos da literatura brasileira, entre eles Lygia Fagundes Telles, Otto Lara Resende, Clarice Lispector, Lêdo Ivo, Rachel de Queiroz e Roberto Piva.

A Rádio IMS é o grande destaque do site, que veicula programas de rádio com obras de seu acervo. Quem gosta de música tem de visitar o portal do Instituto Moreira Sales. A Instituição tem investido muito na área musical, tendo participado da criação do Centro Petrobrás de Referência da Música Brasileira com os acervos de Pixinguinha, Humberto Franceschi, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, entre outros nomes consagrados da música brasileira, além do importante acervo do pesquisador José Ramos Tinhorão.

Os artistas plásticos brasileiros também têm grande importancia na constituição do acervo do IMS. Atualmente, a Pinacoteca conta com mais de 3 mil obras; destas, 700 trabalhos, em sua maioria pinturas modernas e contemporâneas, compõem a Coleção Unibanco, doada ao IMS no início da década de 1990.

A Coleção Unibanco, iniciada em 1963, possui obras de artistas modernos como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Oswaldo Goeldi, Ismael Nery e Lívio Abramo, além de nomes representativos da expressão popular ou naïve.

O canal de Cinema possui a programação completa da sala de exibição, que privilegia filmes de artes.

O Instituto

O IMS do Rio de Janeiro é o maior dos centros culturais da instituição. A construção é composta por uma área de 3 mil metros quadrados, dentro de uma área de 10.500 metros quadrados, com jardins abertos ao público. 
Construída em 1951, a casa que hoje abriga o instituto, era a residência da família Moreira Salles, que pertenceu ao embaixador, ministro e banqueiro Walther Moreira Salles. 

O Instituto conta com a Reserva Técnica Fotográfica de padrões e tecnologia internacionais, e a Reserva Técnica Musical, que abriga o Centro Petrobrás de Referência da Música Brasileira. Além de abrigar salas de exposição, sala de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, loja de arte, ateliê e até dependências para hóspedes. 

A sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo mantém os mesmo padrões de qualidade e conforto.

>>> Acompanhe a programação completa do Instituto Moreira Salles, AQUI!
Recomendamos para você