Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 24.03.2014 24.03.2014

‘inFamous: Second Son’ – Escolha seu poder

Por Míriam de Souza
A Sucker Punch volta a produzir um inFamous, mas, desta vez, para o PlayStation 4. inFamous: Second Son foi revelado no ano passado como um dos primeiros títulos exclusivos do novo console da Sony. O game de mundo aberto em terceira pessoa volta para empolgar os jogadores com gráficos de nova geração.
Cole McGrath, que era o protagonista dos dois primeiros games, não é a estrela do lançamento. Sete anos após o fim de inFamous 2, o grafiteiro Delsin Rowe possui uma vida praticamente normal. Ele é descendente de nativos americanos e constantemente causa problemas para o irmão, Reggie, que é o xerife de sua reserva indígena. Tudo muda quando há um acidente com um caminhão militar carregando Conduítes – humanos com poderes elementais.
TODO TIPO DE PODER
Ao encostar em um desses prisioneiros, Delsin assimila suas habilidades e memórias. Seu poder especial é absorver as forças de outros Conduítes. Isso faz com que o jogador possa usar diversos tipos de ataques elementais ao longo do game. O primeiro deles é a fumaça – é possível se transformar em uma nuvem de fuligem e voar para perto do inimigo, acertar os alvos com uma corrente flamejante ou atirar brasas pelo cenário.
Aparentemente, as possibilidades de poderes elementais dos Conduítes são infinitas. Em Second Son, algumas delas são mostradas e podem ser absorvidas por Delsin. Além da fumaça, há o poder neon, que usa como combustível os anúncios luminosos espalhados por Seattle – local onde se passa a maior parte da história. Com o neon, a corrente do protagonista pode ser usada de maneira rígida, como uma espada. Também há tipos de ataques que envolvem a manipulação de vídeos ou de concreto.
Delsin também será afetado pelas escolhas morais, ponto importante dos games anteriores da série. O jogador pode decidir se o protagonista será bom ou ruim em diversos momentos ao longo da história. Ser bom, por exemplo, é evitar a morte de inocentes, enquanto ser mau seria causar o máximo de destruição. Conseguir pontuações altas permite o uso de poderes especiais importantes para vencer as partes mais difíceis.
A especialidade de Delsin Rowe é absorver poderes de outras pessoas
COLE MCGRATH E OS DOIS PRIMEIROS GAMES
Em 2009, a Sucker Punch já era conhecida pela série Sly Cooper, pela qual era responsável desde 2002. Seu primeiro lançamento para a geração de consoles da época foi inFamous, protagonizado por Cole McGrath. O personagem trabalha como entregador na fictícia Empire City e, por causa de uma entrega misteriosa, fica no meio de uma explosão. Esse acidente dá a ele poderes elétricos incomuns, que são parte central do game.
Cole pode usar 17 diferentes poderes baseados na eletricidade. É possível atingir grandes geradores para que a força da explosão derrote os inimigos ou atrair os oponentes para um local cheio d’água e aproveitar a condutividade para acertá-los ao mesmo tempo, por exemplo. Também foi em inFamous que surgiu o sistema Karma, usado nos outros games da franquia.
Também há os Karmic Moments, cenas especiais do jogo em que o protagonista deve tomar uma decisão. Ele pode, por exemplo, deixar civis famintos pegarem um carregamento de comida ou simplesmente atacá-los. Essas ações influenciam a história do game, pois as ações de outros personagens mudam conforme as escolhas de Cole. A aparência do herói também é alterada: quanto mais ele é detestado pela sociedade, mais pálida sua pele fica; e seus ataques elétricos ganham uma cor vermelha.
As aventuras de McGrath continuaram em inFamous 2, lançado em 2011. O game introduz o conceito dos Conduítes, usado novamente em Second Son. A história se passa na cidade de New Marais, uma reimaginação de New Orleans. Há até um bairro inundado, chamado Floodtown.
Desta vez, o sistema de moralidade influencia ainda mais o jogo, afetando drasticamente a história. Duas personagens podem representar o lado bom e ruim do protagonista: Kuo e Nix, respectivamente. Em certos momentos, a posição cármica do jogador depende de seguir os planos de uma ou de outra. Como Nix e Kuo também são Conduítes, outro aspecto de jogabilidade depende do relacionamento. Ao se aproximar de uma das aliadas, o personagem adquire seus poderes elementais. Além de usar os raios do game anterior, Cole pode se aventurar com fogo (Nix) ou gelo (Kuo).
O primeiro game inovou ao trazer o sistema de escolhas morais
Cole McGrath volta como o protagonista no game de sucesso inFamous 2
Recomendamos para você