Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 17.09.2009 17.09.2009

II Mostra Live Cinema

Cinema ao vivo. Na verdade, se trata mais de uma performance audiovisual onde o próprio diretor, realizador, artista executa o “”filme”” ali em frente à platéia. Com isso, abre-se a opção para mudar o final do “”filme””, simular novas imagens e sons, novas seqüências e acima de tudo criar diferentes narrativas, baseadas na reação que a platéia tem diante da obra. Por aí passa o conceito do Live Cinema, que este ano ganha uma segunda mostra dedicada exclusivamente ao assunto.

A II Mostra Live Cinema acontece em São Paulo, no final de novembro, e tem como objetivo mapear, exibir e lançar novos artistas e obras que utilizem a manipulação de áudio e vídeo em tempo real em suas apresentações. Este ano a mostra está aberta à inscrições que vão até o dia 30 de Setembro, e destes, serão selecionados até dez artistas, oito brasileiros e dois internacionais, que se apresentarão durante as quatro noites do evento, que terá ainda dois dias dedicados a encontros e troca de informações entre os artistas e o público.
Tudo começou em 2007, quando aconteceu uma mostra especial de Live Cinema dentro do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. No ano seguinte, aconteceu o primeiro evento exclusivo, a I Mostra Nacional de Live Cinema, na Caixa Cultural, Rio de Janeiro, que apresentou dez artistas de quatro estados brasileiros, além uma mostra informativa com vídeos e debates sobre a produção de Live Cinema; e também a segunda mostra especial dentro do Festival do Rio, onde aconteceu a estréia do primeiro longa-metragem interativo realizado no Brasil, especialmente produzido para ser apresentado numa performance de Live Cinema, pelo cineasta Bruno Viana, além da participação de uma convidada internacional, a artista finlandesa SOLU.

> Leia o regulamento e participe

> Assista à uma seleção de vídeos

> Confira a perfomance “”Reciclagem de Mídia””, do Coletivo Media Sana, realizada na I Mostra Live Cinema, em agosto de 2008, na Caixa Cultural,Rio de Janeiro 

Recomendamos para você