Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.12.2013 30.12.2013

HQs em movimento: dos quadrinhos para o cinema em 2014

Por Edu Fernandes
 
Com mais de US$ 1 bilhão de bilheteria cada um, Os Vingadores (2012) e Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) estão entre os filmes que mais arrecadaram no mundo. Por causa de exemplos como esses, produtores apostam alto em adaptações de HQs para a tela grande.
 
Em 2014, os lançamentos desse tipo estão concentrados na alta temporada, que vai de março a agosto.
 
FRANK MILLER EM DOSE DUPLA
 
O ano começa com as versões cinematográficas de duas criações do quadrinista Frank Miller. Ambas as produções também são sequências.
 
300 – A Ascensão do Império mostra a continuação da história narrada em 300 (2006), mas com um olhar mais atencioso no lado persa do combate. No elenco, estão de volta Rodrigo Santoro (O Último Desafio) e Lena Headey (Dredd). A estreia está programada para 7 de março de 2014.
 
Logo depois, é a vez de conferir Sin City: A Dame to Kill For (“Sin City: Uma Dama por Quem Matar”, em tradução literal), que deve ser lançado em 21 de março de 2014. A aguardada sequência chega aos cinemas quase dez anos depois do filme anterior (Sin City – A Cidade do Pecado), e Frank Miller mais uma vez é co-diretor do longa.
 
 
Cena do filme Capitão América: O Soldado Invernal
 
 
TEMPORADA DE HERÓIS
 
Como tem acontecido nos últimos anos, abril traz produções de super-heróis. Em 2014 é a vez de Capitão América: O Soldado Invernal, com lançamento agendado para o dia 11. 
 
Assim como Homem de Ferro 3 (2013) e Thor – O Mundo Sombrio (2013), o longa prepara o terreno para o aguardado Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, que estreia em 2015. Na nova aventura, Steve Rogers (Chris Evans, de Qual Seu Número?) tem dificuldades para se adaptar ao mundo moderno, enquanto um vilão russo tem planos perigosos.
 
No dia 2 de maio, chega O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Quem leu os quadrinhos originais e conhece a saga de Gwen Stacy (Emma Stone, de Caça aos Gângsteres) espera uma das mais emocionantes histórias com o aracnídeo. Os vilões da vez são Electro (Jamie Foxx, de Django Livre) e Rhino (Paul Giamatti, de Rock of Ages).
 
 
Cena do filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
 
Maio ainda reserva o lançamento de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido no dia 23, que carrega a missão de manter o nível de seu antecessor. Enquanto o primeiro filme se passava durante a Crise dos Mísseis de Cuba, a sequência oferece uma versão mutante para o assassinato de Kennedy.
 
Além das três continuações, o universo Marvel faz uma nova aposta em 2014: Guardiões da Galáxia deve estrear em 22 de agosto. A produção acompanha um grupo de heróis que, vindos de planetas diferentes, precisam se unir para derrotar uma ameaça de proporções cósmicas.
 
MAIS ATRAÇÕES
 
Para completar o ano, há mais dois longas que trazem propostas ousadas. Mudanças na história ou no elenco tentam dar novos ares a títulos consagrados. Mas será que os fãs não vão torcer o nariz para as alterações?
 
Cena do filme Transformers: A Era da Extinção
 
Os robôs que se transformam em veículos foram sucesso como brinquedos, mas foram transportados para série animada e quadrinhos antes de virarem filme, em 2007. Transformers: A Era da Extinção é o quarto longa dessas máquinas no cinema. A produção traz um elenco renovado, agora capitaneado por Mark Wahlberg (Ted).
 
Além das aulas de História da Arte, os nomes Leonardo, Michelangelo, Rafael e Donatello são conhecidos em função de séries animadas e quadrinhos. O longa As Tartarugas Ninja chega aos cinemas em 15 de agosto de 2014 e dá aos heróis uma origem distinta da vista em outras versões.
 
Recomendamos para você