
Antes mesmo da estreia da última temporada de Game of Thrones, que antecedeu o final da saga literária, obra de George R.R Martin, foi divulgado pela HBO que o canal produziria séries sobre o universo estendido de Westeros. Inicialmente, haviam cinco opções a serem desenvolvidas, antes de ser batido o martelo quanto a qual programa de fato seria aprovado.
As top 3 guerreiras Targaryen além de Daenerys
Um piloto estrelado pelas atrizes Naomi Watts e Miranda Richardson chegou a ser filmado na Irlanda, em 2019. A trama se passaria milhares de anos antes da linha do tempo de GOT, e falaria sobre a família Stark na Era dos Heróis, quando se dá a criação dos Caminhantes Brancos/White Walkers. A HBO, no entanto, optou por não seguir com tal produção.
“Westeros e Essos são muito grandes, com milhares de anos de história e contos, lendas e personagens suficientes para uma dúzia de shows” – George R.R Martin sobre o cancelamento do piloto
Lore

Os dragões de Valyria nas páginas de Fogo & Sangue
O canal anunciou que a série inicial a ser criada na fase pós GOT será baseada no livro Fogo & Sangue, também de George R.R Martin, assim como os contos das antologias Dangerous Women e Rogues, obras do mesmo autor, que assumirá o papel de produtor executivo do programa.
Batizada de House of the Dragon (“Casa do Dragão”, em português), a trama vai explorar a história dos três séculos de dominância da Casa Targaryen em Westeros, do início ao declínio, antes dos eventos da saga literária A Canção do Fogo e do Gelo.
George R.R Martin: conheça o criador do fenômeno Game of Thrones
Serão dez episódios na primeira temporada, e o piloto e mais dois deles serão dirigidos e produzidos por Miguel Sapochnik. Ele recebeu dois prêmios Emmy por seu trabalho em GOT.
A Queda dos Dragões
Fogo & Sangue, de 2018, conta a história de como se formou a Casa Targaryen, antes do advento dos dragões e da dominância dos Sete Reinos pela linhagem de Aegon, o Conquistador, por cerca de três séculos.
São 150 anos de crônicas, de geração a geração, narradas pelo Arquimestre Gyldayn, mestre historiador da Cidadela, nos moldes de um livro clássico de História.
“Westeros é um lugar muito diferente. Não há Porto Real. Não há Trono de Ferro. Não há Targaryens – Valyria mal começou a ser construída, ainda não há dragões!” – George RR Martin
Fogo & Sangue será seguido de um segundo livro, que continuará a narrar a epopeia da dinastia Targaryen, a partir de Aegon.
Seu reinado, ao lado das irmãs e esposas Visenya e Rhaena, e o de seus descendentes Aenys, Maegor, Jaehaerys, Viserys, Aegon II e Aegon III, serão, em tese, também a base da trama da série da HBO.
A História se Repete? (SPOILERS DE GAME OF THRONES!)
Martin explicou que se Daenerys tivesse acesso ao livro do Arquimestre Gyldayn, sua vida como conquistadora de Westeros teria sido mais fácil: “Talvez se ela entendesse algumas coisas a mais sobre dragões e a história de Essos, as coisas teriam sido um pouco diferentes”.
“Embora cubra 150 anos ou mais de trama, é muito simples – eis o que aconteceu no ano 30, eis o que aconteceu no ano 25. Em Ventos do Norte, são 10 narrativas, 10 histórias com pontos de vista diferentes, 10 romances diferentes e estou fazendo malabarismos com a linha do tempo” – George RR Martin