Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 28.04.2014 28.04.2014

‘Homem-Aranha 2’: os fãs estão preparados?

Por Edu Fernandes
 
ALERTA DE SPOILER!
 
Durante a campanha de divulgação de O Espetacular Homem-Aranha (Sony), os atores Andrew Garfield (Não Me Abandone Jamais) e Emma Stone (Histórias Cruzadas) conversaram com a imprensa brasileira sobre o futuro da franquia que se iniciava.
Os leitores dos quadrinhos tinham pistas do que poderia acontecer em uma sequência e queriam saber se haveria fidelidade no cinema. Aqui é o ponto em que o leitor do SaraivaConteúdo que não quer saber o que acontece antes de ir ao cinema pode parar de ler a matéria e ir direto para o trailer abaixo.
Emma Stone disse que estava preparada para o que deveria acontecer segundo a cronologia dos quadrinhos: a morte de Gwen Stacy, namorada do herói. Alguns anos se passaram, e O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro (Sony) estreia nos cinemas em 1º de maio. O que resta saber é se os fãs também estão prontos para encarar essa fatalidade.
O filme de Marc Webb (500 Dias com Ela) prepara o terreno para isso. Enquanto o Aracnídeo luta contra Electro (Jamie Foxx, de Django Livre), os dramas pessoais de Peter Parker ganham força. Seja a busca pela verdade sobre seus pais ou o conturbado namoro com Gwen. As cenas tentam de toda maneira garantir o envolvimento máximo da plateia com o casal.
Mais para o final é que se anuncia a tragédia. Harry Osborn (Dane DeHaan, de Poder sem Limites), amigo de infância de Parker, transforma-se no malvado Duende Verde e parte para derrotar o herói. Na luta contra o vilão, mais ou menos como acontece nas HQs, Stacy é derrubada. Homem-Aranha lança uma teia para salvar a amada, mas a moça acaba morrendo.
 
Herói enfrenta diversos perigos em novo filme
Para o bibliotecário David Macedo, a perda de Stacy não terá o mesmo impacto no cinema porque a produção anterior da franquia não foi uma unanimidade. “Introduziram Gwen numa franquia requentada que já vinha de outros três filmes, então os fãs não estão interessados em outro par romântico do Peter que não a Mary Jane”, declarou. “Acredito que não vai ter impacto matá-la num segundo filme de um reboot, a não ser que seja uma cena muito gráfica”.
Já para o editor de quadrinhos Guilherme Kroll, o carisma de Emma Stone é um ponto a favor. “Ela é uma Gwen perfeita, parece que pulou das páginas dos quadrinhos para o cinema”, defende.
 
Homem-Aranha enfrenta Electro

Kroll também pondera sobre a importância da morte da namorada na vida de Peter Parker/Homem-Aranha. “Quando o Tio Ben morreu, ele se sentiu culpado só pela omissão de ter deixado o bandido escapar. A questão da Gwen Stacy é muito mais pesada, porque ela morreu devido a uma ação do Homem-Aranha. Isso é um peso no personagem e o leva a questionar seu papel como herói. No fim, ele percebe que, se deixar o manto, mais gente vai morrer do que se ele permanecer”.

A promessa de um terceiro filme para o Homem-Aranha em 2016 mostra que a intenção dos produtores é realmente fazer um arco dramático em três partes: a origem no primeiro episódio, a crise na aventura atual e uma possível recuperação no futuro. Essa visão alinha-se à opinião de Kroll. “A meu ver, o Homem-Aranha só se completa quando morre a Gwen”, disse.
E você, leitor, o que acha do assunto?
Veja o trailer de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro:
 
 
 
Recomendamos para você