Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 31.10.2017 31.10.2017

Curiosidades Sobre Hannibal, a Série Criada Por Bryan Fuller Baseado Nos Livros De Thomas Harris

Sombrio e intenso. Essas duas palavras podem ser usadas para definir todas as obras já produzidas sobre o dr. Hannibal Lecter, desde os livros de Thomas Harris à série criada por Bryan Fuller.

Hannibal: dos livros ao cinema…

Esse personagem fictício de dar medo surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho, lançado em 1981. Poucos anos depois, em 1986, o ator Brian Cox deu rosto a Hannibal na adaptação da obra para o cinema, no filme Caçador de Assassinos.

Depois disso, Harris lançou o livro Silêncio dos Inocentes, que deu origem ao filme Silêncio dos Inocentes, quando vemos pela primeira vez Anthony Hopkins como Hannibal — uma atuação tão marcante que pareceu fundir personagem e intérprete na cabeça de muita gente.

Ainda foram lançados mais dois livros e três filmes. Hopkins viveu o personagem principal também em Hannibal e Dragão Vermelho, porém a última adaptação para as telonas, Hannibal – A Origem do Mal, que conta o início da história do psiquiatra canibal, é estrelado por Gaspard Ulliel.

… e à TV!

Foi somente em 2013, seis anos após o lançamento do último filme da saga, que a NBC lançou a série Hannibal. Adaptada por Bryan Fuller, conhecido por seu trabalho em Pushing Daisies, a versão de Hannibal para TV contou com três temporadas, nas quais o personagem foi vivido por Mads Mikkelsen.

Nesses três anos de produção, pode ter certeza que muita coisa aconteceu na frente e atrás das câmeras! Confira algumas das curiosidades mais relevantes sobre a série:

  1. Mikkelsen foi indicado a vários prêmios por sua atuação como Hannibal — que muitos consideram tão notável quanto a de Hopkins —, mas venceu apenas o Saturn Awards na categoria Melhor Ator em Televisão, em 2014, e o IGN Awards de Melhor Vilão da Televisão, em 2015.
  2. A série venceu 19 prêmios importantes, empatando com o número de prêmios dados ao filme O Silêncio dos Inocentes.
  3. Vários veículos de mídia avaliaram muito bem a adaptação para a TV, inclusive a revista Rolling Stone, que a colocou em terceira posição no ranking de melhores programas televisivos de terror de todos os tempos.
  4. A atriz Gillian Anderson, que vive a dra. Bedelia Du Maurier, psiquiatra de Hannibal, foi indicada pela emissora para o papel por sua participação em Arquivo X, como a agente Dana Scully.
  5. Ao contrário dos filmes, a personagem Clarice Starling não aparece na adaptação para a TV, pois os direitos de uso da personagem não estavam disponíveis.
  6. Como consequência do fato anterior, a presença de Will Graham se estendeu por todas as temporadas, diferentemente do que acontece nos filmes.
  7. Para dar realismo aos pratos apresentados nos episódios, a produção contratou o chef espanhol José Andrés.
  8. Os atores que vivem os protagonistas da série já haviam trabalhado juntos no filme Rei Arthur, de 2004.
Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados