Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 31.10.2017 31.10.2017

Curiosidades Sobre Hannibal, a Série Criada Por Bryan Fuller Baseado Nos Livros De Thomas Harris

Sombrio e intenso. Essas duas palavras podem ser usadas para definir todas as obras já produzidas sobre o dr. Hannibal Lecter, desde os livros de Thomas Harris à série criada por Bryan Fuller.

Hannibal: dos livros ao cinema…

Esse personagem fictício de dar medo surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho, lançado em 1981. Poucos anos depois, em 1986, o ator Brian Cox deu rosto a Hannibal na adaptação da obra para o cinema, no filme Caçador de Assassinos.

Depois disso, Harris lançou o livro Silêncio dos Inocentes, que deu origem ao filme Silêncio dos Inocentes, quando vemos pela primeira vez Anthony Hopkins como Hannibal — uma atuação tão marcante que pareceu fundir personagem e intérprete na cabeça de muita gente.

Ainda foram lançados mais dois livros e três filmes. Hopkins viveu o personagem principal também em Hannibal e Dragão Vermelho, porém a última adaptação para as telonas, Hannibal – A Origem do Mal, que conta o início da história do psiquiatra canibal, é estrelado por Gaspard Ulliel.

… e à TV!

Foi somente em 2013, seis anos após o lançamento do último filme da saga, que a NBC lançou a série Hannibal. Adaptada por Bryan Fuller, conhecido por seu trabalho em Pushing Daisies, a versão de Hannibal para TV contou com três temporadas, nas quais o personagem foi vivido por Mads Mikkelsen.

Nesses três anos de produção, pode ter certeza que muita coisa aconteceu na frente e atrás das câmeras! Confira algumas das curiosidades mais relevantes sobre a série:

  1. Mikkelsen foi indicado a vários prêmios por sua atuação como Hannibal — que muitos consideram tão notável quanto a de Hopkins —, mas venceu apenas o Saturn Awards na categoria Melhor Ator em Televisão, em 2014, e o IGN Awards de Melhor Vilão da Televisão, em 2015.
  2. A série venceu 19 prêmios importantes, empatando com o número de prêmios dados ao filme O Silêncio dos Inocentes.
  3. Vários veículos de mídia avaliaram muito bem a adaptação para a TV, inclusive a revista Rolling Stone, que a colocou em terceira posição no ranking de melhores programas televisivos de terror de todos os tempos.
  4. A atriz Gillian Anderson, que vive a dra. Bedelia Du Maurier, psiquiatra de Hannibal, foi indicada pela emissora para o papel por sua participação em Arquivo X, como a agente Dana Scully.
  5. Ao contrário dos filmes, a personagem Clarice Starling não aparece na adaptação para a TV, pois os direitos de uso da personagem não estavam disponíveis.
  6. Como consequência do fato anterior, a presença de Will Graham se estendeu por todas as temporadas, diferentemente do que acontece nos filmes.
  7. Para dar realismo aos pratos apresentados nos episódios, a produção contratou o chef espanhol José Andrés.
  8. Os atores que vivem os protagonistas da série já haviam trabalhado juntos no filme Rei Arthur, de 2004.
Recomendamos para você