Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 23.01.2012 23.01.2012

Guia de séries para as férias

Por Thaís Ferreira
Na foto: Os amigos de Friends
As férias são o momento perfeito de descanso e diversão. Muitas pessoas optam por viajar, mas para quem ficou em casa, o período de ócio pode ser bastante entediante. Que tal espantar essa sensação e assistir a um seriado?
Se você já é fã desse tipo de programa, pode ser o momento de colocar os episódios em dia ou de rever os seus personagens favoritos. Para os que ainda não acompanham, pode ser a oportunidade para conhecer essas famosas produções.
Aos novatos e veteranos, preparamos uma lista das séries de televisão que já terminaram e que se tornaram clássicos do gênero.
 
 
Desenhos animados
Para quem passa as férias com a família ou para os fãs de animações, uma boa sugestão são os desenhos.Várias produções antigas foram organizadas em séries e relançadas no formato de DVD.
 
Um exemplo são as obras do estúdio Hanna Barbera, como a Corrida Maluca, Manda-Chuva, Os Flintstones, Os Jetsons e o Scooby-Doo.
 
Criados nas décadas de 60 e 70, Penélope Charmosa, Dick Vigarista, Fred, Salsicha e os demais personagens encantaram várias gerações e continuam divertindo até hoje.
Para quem prefere algo mais antigo, a sugestão é O Gato Félix. A animação, sobre um gato e sua bolsa mágica, foi criada na década de 1920 e se transformou em uma série para televisão nos anos 1950.
Fora as produções americanas, a série franco-canadense As Aventuras de Tintin também se tornou um clássico. A narrativa do jornalista aventureiro é baseada nas histórias em quadrinhos do belga Hergé e, atualmente, ganhou uma versão cinematográfica com a direção de Steven Spielberg.
Para cair na risada
 
I Love Lucy
 
Os fãs de comédia têm várias sugestões de séries que exploram o gênero. Assim como os desenhos animados, obras de décadas anteriores foram resgatadas e estão disponíveis em DVD.
As sitcoms americanas como I Love Lucy, Jeannie é um Gênio e A Feiticeira são opções para os que apreciam comédias familiares e com senso de humor feminino.
 
Produzido na mesma época, Agente 86 diverte o público, narrando histórias de um atrapalhado espião.
Mas se a nostalgia não agrada, as opções contemporâneas trazem um humor mais instantâneo e menos inocente.
 
Entre as mais famosas e premiadas, estão duas séries que se passam na cidade de Nova York: Seinfeld e Friends – ambas se tornaram ícones do estilo.
 
A primeira retrata as situações cômicas na vida do humorista Jerry Seinfeld; a segunda mostra o divertido relacionamento de seis amigos.
As opções para os fãs da comédia inglesa são os afamados Mr. Bean, personagem criado pelo ator Rowan Atkinson, e Monty Phyton Flying Circus, formado por um grupo de atores que popularizaram a comédia criada a partir de ideias absurdas.
No mesmo estilo, a TV Pirata é a versão brasileira desse humor e traz um elenco famoso: Cláudia Raia, Débora Bloch, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé.
 
Ainda nos seriados nacionais, Os Normais foi um dos últimos grandes sucessos da comédia tupiniquim e retrata a louca relação de um casal de noivos. 
Muita ação e aventura
 
Bonanza
Entre os clássicos americanos do estilo, há Bonanza. Ambientado no Velho Oeste, o seriado fala sobre coragem e honra através da história de Ben Cartwright, um viúvo e pai de três filhos, que luta para preservar seu rancho.
Outro grande sucesso do século passado foi As Panteras, a história das três belas espiãs que, recentemente, ganhou duas versões cinematográficas inspiradas na série original.
As produções atuais do gênero mais bem-sucedidas foram 24 Horas, que mostra o agente federal Jack Bauer e suas tentativas de evitar atentados terroristas, e Lost, sobre os sobreviventes de um desastre aéreo que ficam presos em uma ilha deserta.
 
Esse último é indicado para os Sherlocks de plantão, uma vez que gerou grande repercussão em torno do grande mistério que envolve a trama.  
Na categoria ficção científica, duas ótimas opções são Arquivo X e Jornada nas Estrelas. A primeira é indicada aos que gostam de suspense e extraterrestres; já a segunda é para quem é fã de aventuras intergalácticas. Ambas geraram admiradores fiéis, que cultuam as séries até hoje.
 
Arquivo X
O sexo forte
 
Gilmore Girls
As mulheres são retratadas em várias séries e de formas diferentes. Gilmore Girls, por exemplo, é sobre um diferente relacionamento entre mãe e filha. Elas têm o mesmo nome – Lorelai Gilmore – e compartilham certos rituais, como assistir a filmes antigos.
Para os que preferem algo engraçado, vale acompanhar a vida de uma garota feia que tenta conquistar seu espaço em uma revista de moda, em Ugly Betty. A produção foi baseada na novela colombiana Betty, a feia, mas sofreu muitas alterações.
Os conflitos e as loucuras das donas de casa americanas podem ser vistos em Desperate Housewives. O fim da série foi anunciado no ano passado, e a última temporada ainda está sendo exibida.
 
Desperate Housewives
Mas a mais aclamada e polêmica é Sex and the City, sobre quatro mulheres bem-sucedidas que vivem na agitada Nova York e falam abertamente sobre conflitos amorosos e sexo. A produção fez tanto sucesso que chegou aos cinemas. No entanto, há diferenças significativas entre os longas e o seriado. 
 
Sex and the City
Dramáticos 
Os dramas podem ser uma opção para os que gostam de fortes emoções. Realizado na década de 1990, Twin Peaks é sobre as investigações do brutal assassinato de Laura Palmer. Apesar de ter durado apenas duas temporadas, o seriado foi um grande sucesso.
Os fãs dos filmes de máfia vão adorar Família Soprano. O seriado acompanha a vida de Tony Soprano, um mafioso com problemas familiares.
The Tudors é indicado para os que apreciam temas históricos. A produção narra a vida do rei Henrique VIII da Inglaterra, conhecido por seu forte absolutismo e seus casamentos controversos.
Na categoria dramas médicos, o mais aplaudido é, sem dúvida, E.R. (no Brasil, ficou conhecido como Plantão Médico). A série teve 15 temporadas e narra os problemas enfrentados por uma equipe de médicos na emergência de um hospital de Chicago. A produção revelou grandes talentos como George Clooney e Julianna Margulies, protagonista da série The Good Wife.
Conflitos adolescentes
 
Barrados no Baile
Temas como drogas, relacionamentos e gravidez são abordados em séries adolescentes. Barrados no Baile (Beverly Hills 90210) foi produzida na década de 1990 e conta os conflitos dos jovem ricos da Califórnia.
 
Além de ser constantemente reprisado, o seriado ganhou um regravação em 2008.
Com uma fórmula bastante similar a essa e no mesmo estado americano, The O.C. conta a histórias dos riquinhos de Orange County. A história começa com a presença de Ryan, proveniente de uma classe social baixa, nesse cenário.
Fora das grandes elites, Dawson’s Creek retrata os jovens de forma mais madura e realista em uma pequena cidade dos Estados Unidos.
E você, já escolheu uma série para assistir nas férias?
 
 
Recomendamos para você