Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 30.11.-0001 30.11.-0001

Guia de feiras e festas literárias em 2014

Por Maria Fernanda Moraes
 
Num mundo hipotético e ideal, o sonho de qualquer leitor seria ir a várias feiras ou festas literárias, ver o seu escritor preferido de perto, pegar autógrafos, conhecer outros autores que possam vir a ser seus novos queridinhos, trocar ideias com outros leitores e sentir aquele clima que só esse tipo de evento tem.
 
Infelizmente, isso nem sempre é possível. Mas com planejamento antecipado, sempre dá para prestigiar um evento ou outro. Por isso, a hora é agora! Com o crescimento das feiras literárias no Brasil, há quase uma por mês.
 
Listamos alguns dos principais eventos nacionais e internacionais que acontecem em 2014 e pedimos algumas dicas a quem já participou deles:
 
FEIRA DE LIVROS PARA CRIANÇAS DE BOLONHA, NA ITÁLIA
25 A 28 DE MARÇO
(SITE OFICIAL)
 
A autora de livros infantis Sandra Pina participou da feira em 2013 e conta um pouco sobre o evento, que comemora 50 anos em 2014: “A Feira do Livro de Bolonha é bem diferente das feiras de livro que estamos acostumados a frequentar por aqui. Além de ser enorme (me arriscaria a dizer que tem mais de duas vezes o tamanho das Bienais do Livro do Rio de Janeiro e São Paulo), ela não é voltada para o público leitor. Melhor dizendo, é voltada para o mercado editorial, para a negociação de direitos entre editoras. Sendo assim, ela realmente é uma grande vitrine para a Literatura Infantil e Juvenil brasileira.Porém, o que mais me marcou durante a visita foi a constatação de algo que eu já desconfiava: a produção brasileira de livros para crianças e jovens não deixa nada a desejar à produção de outros países. Nossos livros têm muita qualidade e personalidade, e não ‘vendem’ uma cultura brasileira estereotipada. Confesso que saí da Feira do Livro de Bolonha orgulhosa com o que produzimos aqui”.
 
 A feira de Bolonha, na Itália, comemora 50 anos em 2014
 
FESTIVAL DA MANTIQUEIRA, EM SÃO FRANCISCO XAVIER, SÃO PAULO
4 A 6 DE ABRIL
(SITE OFICIAL)
 
De 2010 a 2012, o jornalista e escritor Cadão Volpato foi o mediador das atividades do festival. Em 2013, ele fez sua estreia como autor convidado, falando sobre seu romance Pessoas que Passam Pelos Sonhos. Veja as dicas que ele deu:
“Eu não conhecia anteriormente São Francisco Xavier, mas criei uma relação muito afetuosa com a cidade. Tenho um apego muito grande com as montanhas. Acho que também por isso as experiências anteriores como mediador foram incríveis. Além de ter sido muito intenso (convivi com [alguns dos] escritores mais importantes do país), as montanhas propiciam uma grande mobilidade na conversa, algo misterioso. E o legal é que você percebe que as pessoas estão ali para conversar sobre literatura, para ouvir sobre literatura. É um clima muito agradável”.
 
Festival da Mantiqueira
 
11a FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE, EM SANTA CATARINA
4 A 13 DE ABRIL
(SITE OFICIAL)
A festa já tem programação definida em 2014. Participam escritores como Ana Maria Machado, José Roberto Torero, Claudia Alencar, Paula Pimenta, Pedro Bandeira, Silvio de Abreu, Ronaldo Correia de Brito e Maitê Proença.
A escritora juvenil Thalita Rebouças esteve na edição passada e conta como foi: “O carinho que recebi dos leitores na Feira do Livro de Joinville foi emocionante, me senti muito querida. Horas autografando e abraçando gente que lê meus livros há anos. Quero voltar logo”.
 
2a BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA, EM BRASÍLIA
12 A 21 DE ABRIL
(SITE OFICIAL)
A 2a Bienal acontece na Esplanada dos Ministérios, na capital do país,e fará homenagem a dois grandes autores. O uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras como As Veias Abertas da América Latina e a trilogia Memória do Fogo, será o homenageado internacional do evento. E Ariano Suassuna, considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro em atividade, receberá as honras como homenageado nacional.
 
FESTIVAL LITERÁRIO DE POÇOS DE CALDAS (FLIPOÇOS), EM MINAS GERAIS
28 DE ABRIL A 6 DE MAIO
(SITE OFICIAL)
Neste ano, o festival literário que acontece junto com a 9a Feira Nacional de Livros de Poços de Caldas terá os seguintes temas: “A cultura popular na arte da Literatura” e “50 anos do Golpe Militar”.
A escritora Luisa Geisler, que em 2013 participou da mesa “A Juventude e a Literatura”, fala um pouco sobre o charme da cidade: “Eu teria demorado muito mais para conhecer Poços de Caldas se não fosse pela Flipoços. Que erro. A cidade traz uma cor totalmente diferente ao evento, é linda como um todo, e o evento literário só serve para iluminar mais”.
 
                                                                                                            Divulgação
Atividades culturais na edição passada da Flipoços
 
40ª FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE BUENOS AIRES
24 DE ABRIL A 13 DE MAIO
(SITE OFICIAL)
A feira é organizada pela Fundación El Libro e acontece todos os anos na capital argentina. Em 2014, a cidade homenageada é São Paulo. A proposta é que a cada ano uma cidade receba homenagens, intercalando entre uma da Europa e uma da América Latina (no ano passado foi Amsterdã). A programação ainda não está disponível, mas nomes como Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto já foram confirmados.
 
FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
1º A 4 DE MAIO
(SITE OFICIAL)
O escritor infantil Álvaro Modernell esteve na edição passada e fala sobre suas impressões: “A Flipiri é uma festa literária muito charmosa e de grande importância cultural para a região. A cidade de Pirenópolis já entrou para o roteiro nacional como destino literário e está situada entre Brasília, Goiânia e Anápolis. Possui dezenas de cachoeiras em volta e pousadas muito acolhedoras. A culinária local vem se aprimorando nos últimos anos.
Todo esse ambiente ajuda na acolhida dos autores e visitantes. Como autor, o que mais me agradou e mais me seduz para voltar nas próximas edições da Flipiri são as itinerâncias. São atividades organizadas com bastante antecedência à data da feira, nas quais os autores são distribuídos para visitar todas as escolas do município. Isso inclui escolas rurais, a vários quilômetros do centro da cidade, não raras vezes por estradas de chão, cruzando riachos e em locais onde a única construção é a própria sede da escola que atende às famílias da região. É uma interação fantástica. As emoções afloram”.
 
14a FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO, SP
15 A 25 DE MAIO
(SITE OFICIAL)
A Fundação Feira do Livro é a responsável pela organização do evento que, neste ano, tem como homenageados o escritor gaúcho Mário Quintana, a autora infantojuvenil Ana Maria Machado, o autor de educação Darcy Ribeiro, a escritora local Ely Vieitez Lisboa e a África do Sul.
 
FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY (FLIP), RIO DE JANEIRO
30 DE JULHO A 3 DE AGOSTO
(SITE OFICIAL)
A principal festa literária do país chega à 12a edição e homenageia Millôr Fernandes, dois anos após sua morte, em março de 2012, aos 88 anos. É a primeira vez que a FLIP homenageia um autor contemporâneo – e que já esteve na Tenda dos Autores. Millôr foi um dos convidados da primeira edição da FLIP, em 2003. O curador desta edição, Paulo Werneck, promete uma festa com muito humor, para homenagear seu mestre.
 
“Frequento Paraty desde a adolescência, e mais tarde fui a praticamente todas as FLIPs. É impressionante como a festa mudou o destino da cidade. Se a FLIP foi marcante na minha formação, posso imaginar como deve ter sido para um menino de Paraty que tinha 10, 11 anos na primeira FLIP e ‘se acostumou’ a ver grandes escritores, nacionais e estrangeiros, falando, lendo, debatendo ali na esquina. Alguma coisa acontece nas cidades que sediam festas e festivais literários: nascem leitores, escritores, podemos ver os muitos rostos da literatura. E com a imprescindível dose de bom humor, afetividade e inteligência que faz a FLIP ser o que é”, diz Paulo Werneck.
 
23a BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
22 A 31 DE AGOSTO
(SITE OFICIAL)
A tradicional feira que acontece na capital paulista costuma trazer muitos escritores internacionais. E a primeira confirmada é Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais. Sua participação está prevista para o primeiro final de semana da 23ª Bienal. A programação completa ainda não foi divulgada.
 
6a TARRAFA LITERÁRIA, EM SANTOS, SP
11 A 14 DE SETEMBRO
(SITE OFICIAL)
No litoral paulista, a cidade de Santos sedia a Tarrafa Literária, de 11 a 14 de setembro. A festa chega à 6a edição em 2014 e é uma das mais novas do circuito. Põe em debate temas como literatura, jornalismo, ciência, história, futebol, entre outros temas. A programação ainda não foi divulgada.
 
FÓRUM DAS LETRAS DE OURO PRETO, MINAS GERAIS
EM OUTUBRO
(DIAS A SEREM CONFIRMADOS/SITE OFICIAL)
Organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Fórum das Letras de Ouro Preto tem um diferencial: promove a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida pelos países de língua portuguesa, por meio da cooperação entre Brasil, Portugal e demais nações fundamentais para a formação da cultura brasileira. As atividades são todas gratuitas.
 
Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse e Filhos do Éden, relata sua experiência no evento no ano passado: “O Fórum das Letras de Ouro Preto é uma feira charmosíssima. A cidade, que é um dos cartões postais arquitetônicos do nosso país, respira cultura e é um cenário perfeito e inspirador para a produção e a discussão de qualquer tipo de forma de arte. E a literatura nacional, obviamente, não podia ficar de fora”.
 
                                                                                                            Isadora Bruzzi
Fórum das Letras também tem espaço dedicado às crianças
 
60ª FEIRA DE LIVROS DE PORTO ALEGRE
31 DE OUTUBRO A 16 DE NOVEMBRO
(SITE OFICIAL)
 
Uma das mais tradicionais feiras de livro do país completará 60 anos em 2014, e a edição será comemorativa a essa data. Uma das peculiaridades da Feira de Porto Alegre é que ela acontece na Praça da Alfândega e tem boa parte de suas atividades ao ar livre. A programação ainda não foi divulgada.
 
 A tradicional Feira de Porto Alegre celebra 60 anos em 2014
 
FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PERNAMBUCO (FLIPORTO), EM OLINDA
*AINDA SEM DATA DEFINIDA, MAS GERALMENTE ACONTECE EM NOVEMBRO
(SITE OFICIAL)
O jornalista e escritor Klester Cavalcanti participou da edição passada da festa e ressalta que, além da qualidade da programação, o evento tem um atrativo a mais, que é a cidade-sede, Olinda. “Assim como outras festas literárias, a Fliporto acontece numa cidade histórica, que oferece muitas opções de passeios turísticos e culturais. Olinda também tem muitos restaurantes bons. Eu, como pernambucano, recomendo. Além disso, a capital Recife está a apenas 15 minutos de carro dali. É um boa oportunidade para conhecê-la também”. 
 
Há também outros eventos importantes no calendário nacional, como a Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS) e a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerão em 2015 (eles são realizados a cada dois anos).
 
 
 
 
Recomendamos para você