Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 31.07.2014 31.07.2014

‘Guardiões da Galáxia’: Os novos heróis da Marvel no cinema

Por Edu Fernandes
 
No século passado, filmes de super-heróis eram considerados investimento de alto risco. Por isso, apenas personagens de grande apelo popular, como Superman e Batman, chegavam à tela grande. Aos leitores de quadrinhos, restava esperar longos períodos de tempo entre uma atração e outra estrear.
Atualmente, as coisas mudaram completamente e o gênero é o mais lucrativo do cinema. Assim, produções do tipo entram em cartaz frequentemente. A indústria é tão pungente que a Marvel investe em personagens desconhecidos do grande público, como é o caso de Guardiões da Galáxia (Disney), que estreia no Brasil em 31 de julho.
O personagem principal é um terráqueo, mas o enredo se passa em outra galáxia. Peter Quill (Chris Pratt, de Para Maiores) foi abduzido quando ainda era menino, no dia da morte de sua mãe. Ele agora é conhecido como Senhor das Estrelas e ganha a vida como saqueador, vendendo peças de seus roubos para compradores interessados.
Como é praxe na Marvel, o posto de protagonista é entregue a um ator relativamente desconhecido. Pratt já tem experiência em grandes filmes, mas Peter Quill é sua primeira chance de brilhar. Em 2015, o ator estará em Jurassic Park: O Mundo Jurássico (Universal).
 

Zoe Saldana é Gamora
A ação de Guardiões da Galáxia começa quando Quill rouba um orbe e tenta vendê-lo. O artefato é do interesse da assassina Gamora (Zoe Saldana, de Tudo por Justiça), que quer entregá-lo ao vilão Ronan (Lee Pace, de O Hobbit: A Desolação de Smaug).
Depois de viver a azulada Neytiri em Avatar (Fox), Saldana adota o tom verde para interpretar a guerreira. A personagem é filha adotiva de Thanos (Josh Brolin, de Caça aos Gângsteres), vilão que fez uma participação especial na cena pós-créditos de Os Vingadores (Disney).
 
Rocket e Groot têm as vozes de Bradley Cooper e Vin Diesel
A luta entre Peter e Gamora é incrementada pela presença de Rocket e Groot, personagens em computação gráfica com vozes de Bradley Cooper (Trapaça) e Vin Diesel (Velozes & Furiosos 6), respectivamente. Mais uma vez, o hábito da Marvel se faz presente ao escalar nomes mais significativos em papéis coadjuvantes.
Os caçadores de recompensas participam do combate porque querem capturar Quill para obter uma boa quantia. Rocket é um engenhoso guaxinim falante que foi concebido por experimentos estranhos. Groot é uma árvore gigante e lacônica que faz as vezes de capanga do parceiro.
 
Dave Bautista é Dax, o Destruidor
No meio da confusão, os quatro são presos por destruição de propriedade pública. Na penitenciária, conhecem Dax (Dave Bautista, de Riddick 3), um grandalhão com muita força física e um vasto vocabulário. Bautista é conhecido por participações em filmes de ação e por ser parte do elenco do programa de luta livre WWE.
Na cadeia, os cinco percebem que precisam unir forças para salvar o Universo do fanatismo de Ronan, que pretende extinguir um planeta e depois toda a galáxia. Seguindo a fórmula do roteiro de Os Vingadores, os temperamentos dos personagens criam conflitos dentro da equipe, que devem ser solucionados para o sucesso na batalha definitiva.
As referências ao Universo Marvel no cinema estão por todo o roteiro de Guardiões da Galáxia, o que liga todos os longas de heróis da casa. A boa recepção que a produção está tendo por parte de críticos e fãs leva a crer que o grupo estará de volta aos cinemas em pouco tempo.
 
Recomendamos para você