Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 26.05.2014 26.05.2014

Games para levar a sério

Por Aline Maryama
A ciência e grandes nomes da indústria dos games não mentem. Um estudo, feito pela Universidade Livre de Bruxelas, concluiu que jogos considerados clássicos, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Pokémon, estão em um nível de dificuldade considerada extrema, diferente da maioria dos jogos atuais, que são considerados mais fáceis.
Já Jade Raymond, executiva da Ubisoft Toronto, afirma que está cansada de jogos que tratam o jogador como “idiota”, subestimando sua inteligência e apresentando um clichê atrás do outro nas histórias.
O SaraivaConteúdo listou cinco jogos para levar a sério, que trazem elementos que surpreendem quem joga e não subestimam sua capacidade.
DARK SOULS 2
O game Dark Souls 2, destaque pela sua dificuldade absurda
A continuação de Demon’s Souls e Dark Souls surpreendeu com o grau de dificuldade fora do padrão. Com cenário sombrio e elementos que remetem aos jogos anteriores, a história não é o foco do jogo e aparece no encontro com chefes e NPC’s.
As lutas são o grande destaque, obrigando o jogador a memorizar os padrões de ataque do inimigo e fazer escolhas inteligentes para contra atacar.É preciso ter paciência, pois existem muitas armadilhas espalhadas pelo cenário, transformando tarefas simples, como correr e andar desatento, em uma morte rápida.
Para o programador Renato Lopes, o desafio de Dark Souls 2 é quase angustiante. “Tem muitos chefes no jogo e a maioria das lutas requer muita habilidade e raciocínio rápido. Não é um jogo para zerar em um dia”, afirma o jogador.
“Levei mais de um mês, passei muito nervoso. E quanto mais você morre, mais fica nervoso e alguns detalhes passam despercebidos e você morre de novo”, acrescenta Renato, que é fã da série e acredita que o jogo foi além de sua expectativa.
MOBAS
Partida entre os times internacionais profissionais Na’vi e Alliance em Dota 2
Nomes como League of Legends e Dota são bastante conhecidos no cenário online. Ambos os jogos apresentam um grau de dificuldade maior, onde o jogador precisa trabalhar em equipe, adquirir level em cada partida, juntar dinheiro e comprar os melhores itens para vencer da equipe inimiga.No Brasil e no mundo os jogos deste estilo têm profissionalizado jogadores e conquistado grande espaço, com torneios com prêmios que chegam a mais de 2 milhões de dólares. Exigem noções de posicionamento, estratégia, reflexos e muita dedicação.

POKEMON X E Y
Capa do jogo Pokemon X para 3DS
Um clássico que continua recebendo jogos novos não poderia ser deixado para trás. Pokemon X  ou Pokemon Y, lançados mais recentemente, podem ser jogos simples e fáceis para alguns, mas requerem bastante dedicação para quem realmente leva a sério.Para o paulista Murylo Oliveira, estudante, Pokemon merece seu destaque. “O jogo começa de verdade no level 100, quando você evolui atributos e escolhe funções para os pokemons, potencializando o nível da batalha”. E para chegar no level 100 com mais de um Pokemon, calcular qual deve ser o melhor atributo e a função para cada um, requer muita paciência.

THE LAST OF US
O jogo de sobrevivência The Last of Us, aclamado pela crítica, pode não ser um dos mais difíceis da atualidade, porém possui uma história interessante e coloca o jogador em situações complicadas diversas vezes.
Diferente da grande maioria que trata do apocalipse e contaminação, o jogo se passa vinte anos após a ocorrência, mostrando uma população desgastada e acostumada com o clima de fim de mundo. Há escassez de munição, e um cenário de sobrevivência que força o raciocínio lógico ao buscar escolhas para se livrar dos inimigos, seja distraindo-os com barulhos ou surpreendendo-os de modo sorrateiro.
CHILD OF LIGHT
Cenário lindo e história cativante, com personagens carismáticos, é a receita de sucesso do jogo
O lançamento da Ubisoft merece o destaque por fugir completamente do padrão atual. Child of Light possui uma história envolvente, personagens muito carismáticos e distintos. Trata-se da história da pequena princesa Aurora, que é envenenada e, ao invés de morrer, vai parar em outro mundo chamado Lemuria.
Explorar os cenários, sempre com beleza ímpar e que parecem feitos à mão, cativará os jogadores. Apesar do nível de dificuldade ser tranquilo, o jogo exige muita atenção do jogador para um melhor aproveitamento, seja para vencer batalhas ou para explorar o mundo cheio de passagens secretas e surpresas.
Recomendamos para você