Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 11.12.2013 11.12.2013

Futebol nos livros em 2013 – os melhores do ano pela redação

Sou Diego Vazquez e trabalho no departamento de comunicação da Saraiva, localizado na cidade de Campinas, e sou responsável pela parte de eventos culturais das lojas do interior de São Paulo.
 
Falarei sobre os livros esportivos voltados para o futebol. Sou fanático pelo esporte e tenho enorme prazer em acompanhar as novidades da modalidade, independente do clube, país ou continente.
 
Espero que gostem das sugestões que eu escolhi, confira abaixo:
 
Casagrande e Seus Demônios (Globo Editora)
Gilvan Ribeiro e Walter Casagrande Júnior
 
Recentemente, muito se discutiu a respeito da polêmica envolvendo biografias de pessoas famosas. O livro sobre a vida de Casagrande é um excelente exemplo de como uma biografia pode ser de grande valor para as pessoas.
 
A obra traz as principais polêmicas do ex-jogador e um dos mais importantes comentaristas esportivos do país. Passar adiante a experiência negativa que ele teve quando era viciado em drogas é um legado importante para alertar a todos sobre os perigos e malefícios de um vício.

 
Sociedade Esportiva Palmeiras 1993 – Fim do Jejum, Início da Lenda! (BB Editora)
Evair Aparecido Paulino, Fernando Razzo Galuppo e Mauro Beting
 
Se o torcedor palmeirense não teve muitos motivos para comemorar em 2013, devido à participação do clube na série B do Campeonato Brasileiro, ele encontrou em sua história vitoriosa uma fonte para voltar a sorrir. Lançado com a benção do atacante Evair, o livro conta a história do início de uma das fases mais vitoriosas do Palmeiras, que encerrou um jejum de títulos de 16 anos e deu início à conquista de vários campeonatos.
 
Neymar – Conversa Entre Pai e Filho (Universo dos Livros)
Ivan Moré e Mauro Beting
 
Neymar é o principal jogador de futebol brasileiro em atividade. Apesar de jovem o craque já possui um livro para contar a sua trajetória até o presente momento. Nele, são tratados assuntos que aconteceram muito antes de o astro virar uma celebridade do esporte, como a infância difícil que viveu.
 
Além disso, é uma oportunidade bacana de ver como um relacionamento entre pai e filho pode ser excelente e ajudar no crescimento de ambos. Afinal, todos sabem que o pai de Neymar é seu principal conselheiro.
 
 
Nação – Coffee Table (Editora Toriba)
 
Essa é a típica obra que captura momentos e os transforma em imagens e textos. Um exemplar raro para colecionadores, um trabalho que resume toda a força e a alma corintianas. Com grande parte do conteúdo feita exclusivamente para o livro, a trajetória de um dos maiores clubes brasileiros pode ser definida com base nos mais diversos sentimentos, da tristeza até a alegria, da decepção às glórias.
 
A História das Camisas dos 10 Maiores Times da Europa (Panda Books)
Rodolfo Rodrigues e Mauricio Rito
 
Um livro para quem é realmente apaixonado por futebol e não vê fronteiras para o esporte. Aquela pessoa que se encanta com muito mais do uma partida de futebol, mas com todos os detalhes.  Entusiastas do esporte sabem que a camisa é muito mais do que um mero material esportivo: para alguns times, ela é considerada um manto sagrado. Para esse objeto ter tamanha importância, existe muita história por trás de tudo, e é exatamente isso que o livro aborda.
 
Dossiê 50 (Editora Maquinaria)
Geneton Moraes Neto
 
Em clima de Copa do Mundo, que será realizada no próximo ano aqui no Brasil, ressalto esse livro, uma mescla de documentário com jornalismo investigativo. A obra aborda um dos acontecimentos mais tristes da história do futebol brasileiro: a derrota, em pleno Maracanã, diante do Uruguai, na final da Copa de 50. O grande ápice do título é uma entrevista inédita com Ghiggia, autor do gol da vitória uruguaia e eternizado como carrasco dos brasileiros.
 
 
 
Luís Pimentel
 
Aproveitando que o assunto é Copa do Mundo de futebol, este é um livro que visa retratar a história da seleção mais vitoriosa do torneio: a brasileira. Uma detalhada trilha de acontecimentos que mostram a participação do Brasil, único país até hoje que esteve presente em todas as edições do evento.  Destaque especial para os anos em que a Seleção Brasileira conquistou seus cinco títulos e os craques que ajudaram a escrever essa história vitoriosa.
 
Simplesmente um livro à altura do rei do futebol: essa pode ser a melhor definição para a obra, que, de tão sofisticada, atingiu o status de Premium. Ela traz momentos marcantes da carreira do melhor jogador de futebol de todos os tempos, ilustrados em 500 fotografias, sendo que algumas são exclusivas do acervo pessoal de Pelé. Um livro espetacular, do conteúdo ao fino acabamento.
 
 
Este é um caso verdadeiramente inusitado, um conteúdo que ultrapassou as barreiras das redes sociais e acabou publicado em forma de livro. Recentemente, uma moda de personagens “fakes” ganhou força nas redes sociais, e um dos casos de sucesso foi o perfil inspirado no atual presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Polêmico e com fama de bom bebedor de whisky na vida real, o mandatário tricolor, em sua versão “fake” virtual, apresenta abordagens engraçadas, uma mistura de ironia e acidez.
 
 
Um livro que consegue retratar a grandiosidade do futebol no mundo. Engana-se quem acha que apenas os clássicos envolvendo as equipes mais tradicionais movimentam os esportes. Nas cidades mais interioranas e com clubes de pouca tradição, é possível encontrar duelos de muita emoção. É o caso de Ribeirão Preto, a 300 km de São Paulo, que tem um dérbi capaz de dividir a cidade no meio: Botafogo x Comercial.
 
 
Recomendamos para você