Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 05.07.2013 05.07.2013

Fumaça e espelhos: os mágicos do cinema

Por Edu Fernandes
 
Ilusionistas são intérpretes que povoam os sonhos de espectadores de todas as idades. Seus truques de mágica encantadores casam muito bem com a linguagem cinematográfica e criam filmes empolgantes.
 
O mais recente lançamento desse tipo é Truque de Mestre, longa que estreia no Brasil em 5 de julho. Se um mágico é capaz de comover uma multidão, o filme aposta na associação de quatro desses profissionais para potencializar os efeitos.
 
Daniel (Jesse Eisenberg, de Para Roma, com Amor) faz truques no meio da rua, usando cartas de baralho e outros objetos do cotidiano. Merritt (Woody Harrelson, de Sete Psicopatas e um Shih Tzu) é um mentalista que explora seus dotes mentais para iludir e hipnotizar as pessoas. Henley (Isla Fisher, de Quatro Amigas e um Casamento) é uma escapista que consegue sair das mais arriscadas situações. Jack (Dave Franco, de Anjos da Lei) usa suas habilidades manuais para realizar truques e afanar carteiras.
 
No começo da história, os quatro atuam de forma independente, até serem unidos por uma pessoa misteriosa. É assim que nascem Os Quatro Cavaleiros, um espetáculo de mágica de grande sucesso.
 
Os ilusionistas ganham mais destaque na mídia depois que um de seus números faz desaparecer uma grande quantidade de dinheiro do cofre de um banco. É aí que começa a investigação dos agentes Rhodes (Mark Ruffalo, de Os Vingadores) e Dray (Mélanie Laurent, de Toda Forma de Amor). Na caçada, eles são auxiliados por Thaddeus Bradley (Morgan Freeman, de Invasão à Casa Branca), um ilusionista que desmascara seus colegas de profissão.
 
Cena do filme O Mágico
 
Por causa do mistério que envolve o ofício, quando os mágicos são protagonistas de filmes, normalmente temos thrillers. No entanto, a animação francesa O Mágico (2010) é mais cômica e singela.
 
O diretor Sylvain Chomet (As Bicicletas de Belleville) adapta o roteiro original de Jacques Tati (Meu Tio) para contar a história de um ilusionista desempregado. Ele conhece uma moça, e os dois não sairão os mesmos da amizade que nasce entre eles. O visual de Chomet e a poesia de Tati criam uma obra de grande beleza visual e dramática.
 
Cena do filme O Grande Truque
 
A era de ouro dos mágicos aconteceu na virada do século XIX para o XX, quando seus shows itinerantes lotavam teatros. É nessa época que se passa a história de duas produções estreladas por esses showmen.
 
O Grande Truque (2006) explora a rivalidade entre dois ilusionistas. A rixa começa quando um número dá errado e causa a morte de uma assistente de palco, esposa de um deles.
 
Os dois passam anos em sabotagens mútuas, até que Alfred (Christian Bale, de O Sobrevivente) consegue realizar um truque que Robert (Hugh Jackman, de Fonte da Vida) não consegue desvendar. Nesse ponto, o antagonismo começa a ganhar ares de obsessão.
 
Cena do filme O Ilusionista
 
Em O Ilusionista (2006), o personagem principal também é motivado por amor. Durante um espetáculo, Eisenheim (Edward Norton, de O Vale Proibido) reencontra Sophie (Jessica Biel, de Tudo Acontece em Elizabethtown), sua paixão de adolescência.
 
Eles nunca puderam concretizar seu amor por serem de classes sociais distintas. Para piorar, ela está prometida em casamento a um príncipe (Rufus Sewell, de Tristão & Isolda).
 
O MÁGICO DOS MÁGICOS
 
Com o auge de sua carreira no começo do século XX, um nome é considerado o último ícone da era de ouro dos mágicos. Harry Houdini é até hoje conhecido e serve de inspiração para gerações de ilusionistas.
 
Cena do filme Atos que Desafiam a Morte
 
Ele já ganhou uma cinebiografia em 1953 intitulada Houdini, o Homem Miraculoso e foi tema do documentário Houdini (1966). A mais recente aparição do mágico na tela grande foi no longa Atos que Desafiam a Morte (2007).
 
Na produção, o ilusionista é interpretado por Guy Pearce (Uma Garota Irresistível). A história se passa em 1926 e conta o caso amoroso entre Houdini e uma psíquica (Catherine Zeta-Jones, de Sem Reservas).
 
 
 
Recomendamos para você