Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 06.05.2010 06.05.2010

Friends, 15 anos e ainda fazendo rir

Por Vinicius Valente

O ano de 1994 marcou a TV americana e presenteou Nova Yorkcom mais um ponto forte na sua lista de atrações. A metrópole contava com ocharme da Quinta Avenida, o Central Park, a Estátua da Liberdade, o EmpireState, e as Torres Gêmeas ainda estavam de pé, junto com diversos outros cenários imortalizados nos filmes de Hollywood. Porém,no ano em que os EUA sediaram o Mundial de futebol, a cidade que nunca dormepassou a seduzir ainda mais os holofotes do mundo inteiro por ser o lar dogrupo de amigos mais querido de Manhattan. Para comemorar os 15 anos de Friends, a Saraiva.com.br já estádisponibilizando em pré-venda um box especial com todas as temporadas doseriado. A caixa é uma coleção exclusiva para colecionadores e incluitodos os episódios, distribuídos em 40 DVDs, e, também, um livro ilustrado comimagens inéditas de Ross, Monica, Rachel, Chandler, Phoebe e Joey.

O último episódio de Friends foi ao ar em 2004, visto por mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos. A série de comédia, que conta a história de seis amigoslutando para progredir na competitiva cidade de Nova York, foi uma dasproduções de maior sucesso da TV americana. Nos capítulos, os personagens discutiam temas como trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, relacionamentos e, claro, amor e amizade. Com simpatia e carisma, os seis caíram na graça do público, que se identificava cada vez mais com os amigos de Manhattan. Foramdez anos no ar, 56 prêmios, 155 indicações, gordos salários e um elenco que setornou estrelado com o passar das temporadas. Mas de onde vieram os atores,grandes responsáveis pelo sucesso do seriado e desconhecidos antes da mesma?

Lisa Kudrow, a Pheobe, écaliforniana e formada em Biomedicina. Pensava em seguir carreira depesquisadora, porém acabou entrando para a trupe de comédia The Groundlings edecidiu atuar. Seu primeiro filme foi Impulse (1990). Fez pontas nas séries Cheers e Mad about you. Após o fim de Friends, a atriz esteve no drama Finais felizes e teve participações em PS:Eu te Amo e Um hotel bom pra cachorro. Atualmente, atua na sérieonline Web Therapy, na qual encarna aterapeuta Fiona Wallice,que analisa seus pacientes por meio de sessões via webcam. Noinício de 2010, fez uma ponta na série Cougartown, protagonizada por Courteney Cox, a Monica.

Coxparticipou do clipe Dancing In The Dark (1984),de BruceSpringsteen. Na TV, atuou ao lado de Michael J. Fox por duas temporadas,no seriado Caras e Caretas e esteve no filme Cocoon: o retorno. Aatriz é casada com o também ator David Arquette, com quem co-atuou na saga desuspense Pânico, que terá um quarto filme previsto para 2011. Em 2007, Coxprotagonizou a série Dirt e, atualmente estrela o seriado Cougar town, no qual interpreta uma recém separada, com umfilho de 17 anos de idade.

Matt Le Blanc ou Joey esteve em diversos comerciais no finaldos anos 80. Seu primeiro papel regular foi na série TV 101, em 1988. Fez pontas em alguns clipes como “Miracle”(1990), de BonJovi e “WalkAway” (1991) de Alanis Morrissete. Participou ainda de filmes paraa TV como Anything to Survive (1990) e Reform Scholl Girl (1994). Após o fim de Friends, Le Blanc seguiu como Joey na série homônimasobre seu personagem. Entretanto, o spin off não agradou aos fãs, durandoapenas duas temporadas. O ator fundou sua própria produtora, lançando, em 2006,o filme The Prince.

O ex-tenista Matthew Perry (Chandler) por pouco não seguiu acarreira de atleta. Influenciado pelo pai e também ator John  Perry, resolveu estudar teatro, fazendo suaestréia em 1987, na série Second Chance.Em 1991, interpretou Roger Azarian, no seriado Barrados no Baile. Após aposentar seu personagem Chandler,continuou fazendo apenas participações em seriados efilmes, como Meu vizinho mafioso 2 e A história de Ron Clark Em 2006, Perryaceitou protagonizar Studio 60 on the Sunset Street ao lado de AmandaPeet e Bradley Whitford. A série teve apenas uma temporada, cancelada devido àbaixa audiência.

O intérprete de Ross, David Schwimmer, começou a carreira nasérie L.A Law, em 1986. Em seguida, de vida a Michael, em Anos Incríveis. Participou da primeira temporada de NYPD Blue e fezuma ponta em E.R em 1993. Seu primeiro papel regular foi na série Monty,cancelada após cinco episódios. Emlongas, teve participação em Flight of the Intruder (1990), Crossingthe Bridge (1992) e Twenty Bucks (1993). Após o finalfeliz de Ross, Schwimmer emprestou sua voz para agirafa Melman nas animações Madagascar e Madagascar 2. Além dissodirigiu alguns episódios de seriados e Maratona do Amor, comédia querecebeu boas críticas.

Rachel, namorada de Ross na série,era vivida por Jennifer Aniston. A atriz apareceu pela primeira vez nofilme How I Spent My Summer (1990). Em seguida, esteve nas séries Molloy(1990) e The Edge (1992) e no filme de terror Leprechaun (1993). Aniston foi a que tevemais sucesso dos seis protagonistas de Friends após o fim da série. Continuou a carreira atuando em longas, como Forade Rumo, Separados pelo casamento, Marley & Eu, Quero ficar com Polly, Todopoderoso, entre outros.

No final de 2009, uma notícia publicada pelo tablóide britânico DailyMirror, gerou muitas especulações sobre uma possível produção de umlonga com os seis personagens de Friends.A notícia circulou na internet e foi republicada em vários jornais, porém umasemana após ter sido veiculada, a Warner Bros e os empresários de alguns atoresnegaram a produção. Ao menos resta aos fãs o box de colecionador, enquanto ofilme não sai.

> Confira Friends na Saraiva.com.br

> Assista a um trecho de Web Therapy, nova série de Lisa Kudrow

Assista a um tributo a Studio 60, com Matthew Perry


> Assista a uma prévia de Cougar town, com Courteney Cox


> Assista a um trecho de Ferris Bueller, com Jennifer Aniston


> Assista à participação de Matt Le Blanc no clipe “”Walk away””, de Alanis Morissette


> Assista a David Schwimmer em Anos Incríveis

Recomendamos para você