Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 17.08.2009 17.08.2009

Friends, 15 anos depois, para assistir on-line

Por Bruno Dorigatti

Em 1994, as séries detelevisão estavam longe de ter o impacto que têm hoje nos aficionadosconsumidores de cultura pop. É certo que os seriados consagrados de televisãovêm se sucedendo desde os primórdios de sua criação, mas sempre passaram poraltos e baixos. Hoje, elas se desdobram em produtos como roupas e memorabilia,continuam na internet (com pistas falsas e verdadeiras), ganham versões para ocinema, livros, edições especiais de publicações, caixas de luxo em DVDs quereúnem as temporadas, repletas de extras, e por aí afora. 

Masnaquele ano, uma das principais séries de TV, não só da década de 1990, Friends estreava para durar longos dezanos – no que diz respeito à efemeridade dos produtos televisivos, dez anos émuita coisa. E agora, os fãs poderão adquirir seus episódios favoritos viadownload digital. A Warner, responsável pela série, colocou à venda todos osepisódios através da SaraivaDigital. É a primeira vez que uma série de TV é vendida via downloaddigital no país. 

Asérie completa tem 236 episódios, dividas nas 10 temporadas, e cada um deles estáa venda pelo preço promocional de R$ 3,90.Os fãs poderão adquirir ainda coletâneas de episódios com um mesmo tema, comopor exemplo: com todosos aniversários, todosos bebês, todosos casamentos, todos os feriados. Além disso,também estão disponíveis os melhores momentos de cada um dos personagens.

O sitcom, um dos mais assistidos enquanto esteve no ar, abordava e focavao dia-a-dia de seis amigos residentes em Nova York, RachelGreen (interpretada por Jennifer Aniston), MonicaGeller (Courteney Cox), PhoebeBuffay (Lisa Kudrow), JoeyTribbiani (Matt LeBlanc), ChandlerBing (Matthew Perry) e RossGeller (David Schwimmer). O fato de não ter um personagem principal, masseis, onde cada um se tornava protagonista em determinados episódios pode terajudado na longa duração. E o fato de oseriado focar em suas vidas ordinárias, suas paixões e desilusões amorosasentre si, seus trabalhos e ocupações, com gags que focam no típico humor daclasse média norte-americana, também contribuiu para os dez anos no ar.

E se o seu legado não temsido tão proeminente nos seriados em voga neste final de década, seu sucesso aolongo dos dez anos em que ficou em cartaz é indiscutível, catapultando seusprotagonistas, até então pouco conhecidos, e arrebatando a audiência ao longodo tempo em que foi exibido, cujo pico foi exatamente o se último episódio, commais de 51 milhões de espectadores só nos Estados Unidos. 

Aolongo de seus dez anos de exibição, Friends arrecadou mais de 60 prêmios, entre eles, sete Emmy, um Globo de Ouro edois SAG Awards. Entre os atores e atrizes que fizeram participações especiaisnos episódios, estão Brad Pitt – que interpretou um amigo de infância de Mônicae Ross –, Brooke Shields – como uma fã de Joey –, George Clooney – como ummédico que convida Mônica para sair –, além de Julia Roberts, Danny DeVito,Bruce Willis, Jean Claude Van Damme e Susan Sarandon.

>Confira o site oficial


>Wikia Friends


>Friends na Saraiva.com.br

 

Share |

Recomendamos para você