Saraiva Conteúdo Créditos: Andréia Martins video VIDEOS Saraiva Conteúdo 9 julho

Para Ler… Edgar Allan Poe

Conhecido por ser autor de histórias como O Corvo, O Gato Preto, Os Assassinatos da Rua Morgue, A Casa de Usher, entre outros, a vida de Edgar Allan Poe (1809-1849) não foi das mais fáceis. Nada naqueles idos de 1800 poderia indicar que ele seria, futuramente, considerado um dos mais importantes escritores de todos os tempos, referência na literatura de horror e suspense. Quer dizer, o talento e a qualidade de suas histórias talvez dessem pistas de um possível reconhecimento.

Para o escritor brasileiro Ademir Pascale, que envereda pelo mesmo gênero de Poe e começou a escrever inspirado nele, a vida do autor norte-americano em si já era interessante. “Eu gosto muito dos textos do Edgar Allan Poe, mas acho que a vida dele é o melhor dele, ele é o melhor personagem, e sua vida a melhor história”, comenta.

Poe sofreu muito desde criança. O pai abandonou a família quando ele nasceu e a mãe morreu quando ele tinha dois anos de idade. Ele foi adotado, mas o pai adotivo não aceitava muito suas ideias, que eram um pouco diferentes para época.

Ele ingressou no serviço militar, mas depois de um ou dois anos ele foi expulso por rebeldia. Poe bebia muito e não conseguia ficar muito tempo trabalhando num lugar só. Escrevendo para sobreviver, ele vendia seus contos para os jornais. Casou-se com uma prima que passou boa parte da vida doente e morreu jovem. O escritor morreu – até hoje não se sabe exatamente do quê – miserável e sozinho.

Sem instrução e imprimindo um novo estilo à poesia, a escrita de Poe inspirou nomes como William Faulkner, Charles Baudelaire –que o idolatrava-, o brasileiro Augusto dos Anjos, e nomes mais contemporâneos, como Neil Gainman.

No vídeo, Pascale fala mais sobre o autor sobre o qual já organizou livros como Contos inspirados em Edgar Allan Poe e revela qual livro recomenda para os iniciantes na literatura de Poe.

De sua autoria, o escritor paulista já publicou Encruzilhada, Drácula – O Livro Secreto dos Vampiros, Mr. Hyde Homem Monstro, O Desejo de Lilith e o mais recente, Caçadores de Demônios.



MAIS ASSISTIDOS