Saraiva Conteúdo Créditos: Por Camila Martins e Lucas Rodrigues video VIDEOS Saraiva Conteúdo 3 fevereiro

5+ Alexandre Matias elege os clássicos do YouTube

Em fevereiro de 2005, quando Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim criaram o YouTube, não havia na internet um serviço que possibilitasse a qualquer usuário o compartilhamento de vídeos de forma tão simples.

Dez anos depois, é quase impossível imaginar a vida sem todo o conteúdo de entretenimento e notícia do site. Prova disso é que, segundo dados do gerenciador Alexa, o YouTube é hoje a terceira página mais popular da internet, ficando atrás apenas do Google e do Facebook.

Outro fato dessa primeira década do site é que muitos vídeos se tornaram verdadeiros clássicos da nossa cultura. O clipe do cantor sul-coreano Psy, por exemplo, já foi visto mais de dois bilhões de vezes – número que só deve ser menor do que as tentativas de reprodução da coreografia de “Gangnam Style” ao redor do mundo.

Símbolo de protestos em diversos países, o grupo Anonymous, por sua vez, deu início ao seu engajamento no YouTube, e de lá expandiu sua atuação para outros sites e para as ruas.

Para celebrar o aniversário do YouTube, o jornalista e editor do blog Trabalho Sujo (http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo) Alexandre Matias selecionou os vídeos que considera marcantes para a história do site nesses primeiros dez anos de existência.



MAIS ASSISTIDOS