Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 22.08.2011 22.08.2011

Fotógrafo cataloga em livro frutas, hortaliças e pimentas que você pode encontrar em São Paulo

Por Andréia Martins
Na foto ao lado o fotógrafo e autor dos livros, Cloves Vasconcelos
 
Nos últimos anos, o fotógrafo Cloves Vasconcelos se debruçou em um projeto que nem ele sabia exatamente no que ia dar. Interessado em criar algo novo, usou a experiência adquirida com a publicidade e em trabalhos com empresas ligadas gastronomia para observar o mercado e ver o que poderia criar de diferente.
 
“Fui olhar o que tinha no mercado e descobri alguns erros em livros de gastronomia traduzidos e comecei a perceber que o consumidor não sabia bem o nome exato da maioria das frutas e vegetais, e quem vendia menos ainda”, conta ele ao Saraiva Conteúdo.
 
Foi então que a ideia de criar catálogos sobre os temas apareceu. A pesquisa de campo em feiras livres, supermercados, quitandas, sacolões, hortas, além é claro de algumas horas no Ceagesp e navegando em sites estrangeiros, resultaram em três catálogos de identificação de frutas – “e degustei todas”, diz ele -, hortaliças e, o mais recente, Pimentas que você encontra em São Paulo.
Os livros, com edição própria, trazem informações como origem e nome científico de cada item, uma preocupação pessoal do fotógrafo, incomodado com alguns erros por parte de órgãos oficiais e até profissionais da área.
Para ele, o grande diferencial do livro é ter catalogado todos esses itens em uma grande cidade como São Paulo.
“Foi um trabalho de garimpagem, de ir atrás de cada detalhe, e fiz tudo sem pressa”, diz. No caso das pimentas, chama atenção a variedade encontrada. Das mais populares malagueta e dedo-de-moça até a mais ardida do mundo, a bhut jolokia (Capsicum chinense), as jalapeños, famosas nos pratos mexicanos e também as falsas pimentas encontradas em diversos pontos de vendas.
Apesar de trazerem sugestões de como as frutas, os vegetais e as pimentas devem ser degustados, os catálogos não são livros de receitas.
 
Parte interna do livro Pimentas que você encontra em São Paulo
“Quando lancei os dois primeiros algumas pessoas comentaram que meus livros tinham dois erros: não traziam receitas nem informações de como usar esses itens para cura. Mas o objetivo do livro é servir para pesquisa e para quem quisesse conhecer o que vai consumir”, diz.
Além das informações, os livros renderam boas fotos, todas feitas por Cloves, e que serão expostas pela primeira vez durante o 14º festival cultural de gastronomia de Tiradentes (MG), entre os dias 19 e 28 de agosto.
Agora, o fotógrafo pretende lançar mais dois livros, um sobre grãos e outro sobre especiarias encontradas em São Paulo. Depois, o próximo passo é estender o projeto para Estados Unidos, Europa e Ásia.
 
Recomendamos para você