Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 23.10.2009 23.10.2009

FLIPORTO HOMENAGEIA JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Escritor maior do cânone da poesia brasileira, o pernambucano João Cabral de Melo Neto será o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas 2009, ano que marca uma década de sua morte.

As discussões acontecerão nas dependências do Hotel Armação, no balneário, e as homenagens serão recebidas por Inês Cabral, filha do poeta que estará presente na Fliporto.

Estas nuances estarão presentes em pelo menos dois momentos da programação literária. O primeiro o jovem poeta gaúcho Lawrence Flores Pereira irá ministrar a palestra “A tradição popular da Espanha e do Brasil na poesia de João Cabral”. 
Como contraponto, os repentistas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano irão homenagear o poeta recitando seus versos.

Antônio Carlos Secchin

Ainda na programação literária, o crítico e ensaísta Antônio Carlos Secchin – um dos maiores especialistas em João Cabral de Melo Neto – irá realizar a conferência intitulada PernambuCabral, na qual irá examinar a presença de Pernambuco no poeta em vários registros: a paisagem, a história, a literatura.

Cine PE
Na programação especial da Cine Fliporto, uma parceria entre a Fliporto e o Cine PE sob curadoria de Lula Cardoso Ayres Filho, o especial da Rede Globo Morte e Vida Severina, com direção de Walter Avancini, será projetado na Praça das Piscinas Naturais na noite do sábado, 07 de novembro.

Lirinha

Outro artista que irá homenagear João Cabral de Melo Neto é o multiartista Lirinha. Mais conhecido por capitanear a banda Cordel do Fogo Encantado, ele irá recitar poemas de João Cabral no Espaço Casa Latino-América, local que funciona como ponto de encontro social e noturno da Fliporto ao lado da Casa Jornal do Brasil.

Casa Jornal do Brasil

A Casa Jornal do Brasil, espaço de fomento à literatura e artes especialmente montada para o evento, também renderá suas homenagens ao poeta ao doar um arquivo fotográfico de João Cabral de Melo Neto eternizado por Evandro Teixeira, um dos maiores foto-jornalistas do Brasil.

Exposição

Exposição permanente no Hotel Armação – Painel: Rio da Minha Vida. O painel sintetiza o projeto desenvolvido durante dois anos numa parceria do Colégio Boa Viagem com o Conselho Britânico do Recife. Os alunos, acompanhados dos professores, fizeram o percurso da nascente à foz do Rio Capibaribe, foram mais de duzentos quilômetros estudados, com paradas nos diversos municípios por onde passa o Rio Capibaribe. O texto de João Cabral de Melo Neto, O cão sem plumas, inspirou as pesquisas e os relatos dos alunos.

Programação – João Cabral de Melo Neto:
06.11, às 13:30h – na Fliporto Digital – Hotel Armação

Vídeo Conferência. O cão sem plumas, João Cabral de Melo Neto. Universidade de Lecce – Fliporto. 
José Paes de Lira (Lirinha) lê o poema e alunos da Universidade de Lecce, mediados pela professora e tradutora Kátia de Abreu Chulata abrem debate com convidados mediados pelo escritor e tradutor Antônio Miranda.

06.11, às 18:15h – Programação Literária – Hotel Armação

A Tradição popular da Espanha e do Brasil na poesia de João Cabral – Palestra com Lawrence Flores Pereira e os repentistas Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano, no Hotel Armação.

06.11, às 20:30 – Palco Espaço Latino-América

Lirinha faz homenagem a João Cabral de Melo Neto.

07.11, às 9h – Programação Literária – Hotel Armação

Conferência PernambuCabral, por Antônio Carlos Secchin, no Hotel Armação

07.11, às 21h – Cine Fliporto

Projeção do Especial Morte e Vida Severina, de Walter Avancini, na Praça das Piscinas Naturais
Recomendamos para você